Pesquisadores e egressos da Ufam são eleitos novos membros do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA)
Revisão Rozana Soares, equipe Ascom
O Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) elegeu, no último dia 10 de agosto, seis novos membros que passam a integrar o quadro de sócios da Instituição, conforme o Edital 001/2024. Entre os eleitos, estão os pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professora da Faculdade de Educação (Faced), docente Pérsida da Silva Ribeiro Miki, eleita para a cadeira 56, cujo patrono é Albertina Costa Rego de Albuquerque; o docente da Faculdade de Tecnologia (FT), professor André Jun Miki, eleito para a cadeira número 4, cujo patrono é Alexandre Rodrigues Ferreira; e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFAM), discente Dhyene Vieira dos Santos, eleita para a cadeira 25, cujo patrono é Jean de Léry.
Foram também eleitos os egressos da Ufam: Acácia Branca Seco Ferreira, para a cadeira número 6, cujo patrono é Alfredo Augusto da Matta; Júlio Cezar Lima Brandão, para a cadeira número 37, cujo patrono é José Veríssimo; e Cláudio Silva de Abrantes, para a cadeira número 49, cujo patrono é Vivaldo Palma Lima.
Fundado em 25 de março de 1917, o IGHA é a instituição cultural mais antiga do Amazonas. Além de promover seminários e palestras, o IGHA possui um museu próprio com peças históricas e abriga um importante acervo documental, composto por milhares de obras raras, manuscritos, mapas e outros materiais históricos, disponíveis para pesquisadores e o público em geral. A entidade fica localizada na rua Bernardo Ramos, no Centro de Manaus, e é presidida pelo professor José dos Santos Pereira Braga, que também já dirigiu a Academia Amazonense de Letras.
Acompanhe as atividades do IGHA no Instagram
Redes Sociais