Página inicial > Notícias > Proplan realiza Seminário de Planejamento Estratégico Ufam 2026-2030

Proplan realiza Seminário de Planejamento Estratégico Ufam 2026-2030

Acessos: 649

No dia 10 de setembro, às 8h30, estudantes, servidores, terceirizados, sindicalistas, gestores, todos da comunidade acadêmica da Ufam tem um encontro marcado, no auditório Rio Amazonas, para o Seminário de Planejamento Estratégico da Ufam, para conhecer a metodologia e o cronograma adotados para o estabelecimento dos novos objetivos e ações estratégicos da Universidade Federal do Amazonas para o próximo quinquênio (2026-2030). A comunidade poderá colaborar por meio de consulta pública. As contribuições serão parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e devem nortear as ações dos gestores da Universidade nos próximos cinco anos. Inscrições abertas.

O Seminário está sendo preparado para que a Comissão de Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) possa apresentar à comunidade acadêmica a metodologia do PDI, o cronograma, os gestores responsáveis, o link para o formulário de consulta pública, a palestra sobre planejamento institucional e o momento para perguntas e comentários. “Nós temos um PDI vigente de 2015 a 2025, que foi feito com o auxílio da FGV [Fundação Getúlio Vargas] em 2014, então, estamos encerrando o planejamento estratégico vigente, mas nós já estamos aqui na Proplan nos adiantando para fazer o planejamento estratégico do próximo quinquênio que será de 2026 a 2030”, expôs Mara Rosalia, chefe da Divisão de Planejamento da Proplan, que está coordenando o evento.

De acordo com a coordenadora, o Seminário é uma das etapas da metodologia de elaboração de planejamento estratégico da Ufam referente aos anos de 2026 a 2030, sendo é a sétima delas. “A gente tem feito várias etapas iniciais, com gestores, e, finalmente, o seminário será o momento em que a Proplan tornará pública todas essas etapas de planejamento estratégico. Teremos a apresentação da nossa pró-reitora sobre a importância do planejamento estratégico e a cultura do planejamento na nossa Instituição. O Arivano, que é o nosso diretor, irá falar sobre questões técnicas: a metodologia, o cronograma, em que etapa nós estamos, como a comunidade pode acompanhar essas etapas na página da internet e teremos também a palestra com o Danyel Iorio de Lima, do Ministério do Planejamento, sobre a importância do planejamento com foco na legislação, da obrigação de seguir o PLOA [projeto de lei orçamentária], essa parte mais voltada para o orçamento”, explicou.

Além do Seminário, que além de informar a comunidade sobre o processo de elaboração do novo PDI da Ufam, especialmente no momento de perguntas e respostas, haverá ainda a oportunidade de opinar por meio da consulta pública à comunidade, a qual será online e bem interativa, segundo revelou a coordenadora. “O acesso ocorrerá pelo e-campus, o trabalho está sendo elaborado pelo CTIC. Lá, a pessoa poderá acessar todos os 12 eixos temáticos do nosso planejamento estratégico e poderá colaborar com sugestões de iniciativas pertinentes para que a Universidade faça, os gestores públicos efetivamente realizem, ações para que a Ufam atinja seus objetivos dentro daquele eixo temático, e de acordo também com a missão e a visão da Instituição”, disse.

Mara Rosalia reforça que o Seminário se destina a toda a comunidade acadêmica. “O que nós queremos é que o processo se torne mais público ainda, porque nós já estamos fazendo o trabalho interno, digamos assim, tanto é que o seminário é a sétima etapa; depois virão mais algumas, finalizando na décima terceira. Queremos que a comunidade tenha acesso a essas etapas. Vejam, perguntem, tirem dúvidas, deem sugestões até sobre como podemos deixar o processo mais transparente, sobre o que a comunidade precisa saber. Então, estudantes, servidores, terceirizados, sindicalistas, gestores, todos da comunidade acadêmica da Ufam são muito bem-vindos”, convidou.

As inscrições seguem até o dia do evento, limitadas a 300 assentos. Também será possível acompanhar a atividade por meio do canal da Ufam no Youtube.