Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico apresenta diretrizes para elaboração do Plano de Transição Energética da Ufam
O Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM), órgão suplementar da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no dia 19 de julho, apresentou à sociedade as Diretrizes para elaboração do Plano de Transição Energética da Ufam – Plano TEN. As Diretrizes foram apresentadas na 26ª reunião do Fórum Permanente de Energia FPE/Ufam.
O objetivo é assegurar a participação da sociedade no processo de construção da implementação do Plano. De acordo com o diretor do CDEAM, professor Rubem Cesar Rodrigues Souza, essa iniciativa é pioneira no contexto das universidades brasileiras e espera-se que sirva de modelo para outros agentes públicos e privados. “O Plano TEN, que consiste em uma ação no âmbito do Programa de Gestão Energética Institucional da Ufam, aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), em fevereiro de 2024, é alicerçado em dez pilares: Governança, Eficiência Energética, Inserção de Recursos Energéticos Distribuídos, Capacitação e Formação de Recursos Humanos; Incentivo ao Empreendedorismo; Descarbonização dos meios de transporte; Digitalização (cidades inteligentes); Desenvolvimento Tecnológico; Gestão da Informação e Transferência de Resultados”, informou.
As Diretrizes do Plano TEN serão submetidas para apreciação do Comitê de Energia da Ufam (CE/Ufam), que se encontra em fase de estruturação com seu Regimento Interno aprovado pelo Conselho de Administração (Consad), dia 11 de julho de 2024. Como resultado inicial, Boletim de Acompanhamento das Emissões de Gases de Efeito Estufa por Fontes Energéticas da Ufam foi apresentado na vigésima sexta edição do Fórum Permanente de Energia. Caberá ao Comitê, sob a presidência do CDEAM, aprovar as diretrizes e trabalhar na elaboração do Plano TEN.
Acompanhe o Boletim abaixo:
Redes Sociais