Página inicial > Notícias > Instituto de Natureza e Cultura (INC) recebe mostra internacional de filmes de curta-metragem em Benjamin Constant

Acessos: 75

O Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam), localizado em Benjamin Constant, no dia 30 de julho, a partir das 8h, no Auditório, recebe mostra internacional de filmes de curta-metragem como parte da programação do evento da X Jornada da Sociedade Interamericana de Astronomia na Cultura (SIAC).

A Mostra de curta ocorre no auditório do INC e no auditório do Museu Etnográfico do Centro Cultural do Banco da República, em Letícia, respectivamente nos dias 30 e 31 de agosto de 2024 e foi organizada pelos docentes Josenildo Souza e Maristani Zamperetti.

Confira a programação completa abaixo:

Mostra de Filmes (coordenação: Josenildo Santos de Souza e mediação Gloria Scappini).

Metare e o brilho da Lua, 3’28, Brasil. 2023. Direção: Marcelo Pitel e Roteiro: Priscila Faulhaber Sinopse: Animação sobre um objeto que estava depositado no Museu Nacional e virou cinzas com o incêndio de 2018.

Abertura: Conectando cultura, arte e ciência, 1´49´´, Chile, 2021. Diretor e fotógrafo: Alexis Trigo, Jornalista Atacamena – Reportagens: Daniela Rodriguez, Arqueólogo - pesquisa em etno e arqueoastronomia: Ricardo Moyano. Sinopse: Histórias do céu noturno: Cinco vozes contando conhecimentos ancestrais sobre a forma de habitar o Deserto do Atacama onde o céu noturno se torna protagonista. No espaço existe um rio galáctico que vai de cima para baixo, do céu para o mundo abaixo. No meio está a constelação da Chama que sinaliza a ligação da água do céu com a água subterrânea, fundamental para a vida no Deserto do Atacama. Projeto de divulgação do patrimônio astronômico cultural através de histórias ancestrais.

Capítulo 1. A chama da Via Láctea. 7´49´´, Chile, 2021
Sinopse: Neste capítulo, o primeiro de 4, você conhecerá a importância da lhama através de sua presença na Via Láctea, sua relação com a água, os ciclos da natureza e com as atividades diárias dos habitantes atacameños, no Chile.

Capítulo 2. O Espírito da Água. 8´50´´, Chile2021
Sinopse: A água como ligação entre o submundo das águas subterrâneas, o mundo montanhoso da agricultura e alimentação de um povo de pastores com o mundo cósmico da constelação da Chama e da Via Láctea.

Capítulo 3. Montanhas Sagradas. 8´39´´. Pimenta. 2021
Sinopse: As Montanhas fazem parte do meio ambiente do Deserto do Atacama, ligação entre fenômenos meteorológicos e astronômicos com a produção de alimentos e reprodução social.

Capítulo 4. A Lua. 8’00''. Chile, 2021
Sinopse: A Lua está ligada aos aspectos femininos do universo, à agricultura, à reprodução e à dualidade masculino-feminino na visão de mundo andina.

Palavras-almas, 1:00:35, 2013, Paraguai Direção: Gloria Scappini.

Sinopse: Após a morte de um dos últimos grandes líderes espirituais do tekoha ou território na língua guarani Mbyá, bem como o que foi percebido através das comemorações dos Jurua (paraguaios) pelos duzentos anos de sua “independência”; Plutarco, sua família e figuras proeminentes da comunidade nos aproximam de um cotidiano em perigo de desaparecimento. A verdadeira história do Paraguai se revela em meio às palavras-almas ou ñe´ẽ porã dos descendentes de seus sagrados depositários, enquanto o ambiente reflete o paradigma de ter que defender o óbvio para continuar resistindo a ser convertido naqueles ancestrais guaranis que um determinado olhar e linguagem procuram representar. Faixa etária: maiores de 7 anos

Sobre a Jornada

A X Jornada da Sociedade Interamericana de Astronomia na Cultura (SIAC) é uma atividade que ocorre em diferentes países da América Latina desde 2012 e este ano o tema é “Percepção de fenômenos meteorológicos e astronômicos: Eventos sazonais ou eventos extremos causados por mudanças climáticas globais”.

Saiba mais no caderno de resumos e no site do evento.