Página inicial > Notícias > Ufam obtém bons resultados no Enade

Ufam obtém bons resultados no Enade

Acessos: 1567

Dos onze cursos avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a maioria (9) obteve conceitos 3, 4 e 5. O curso de Direito já havia conquistado o conceito máximo 5 em 2018, permanecendo na mesma posição em 2022. Os cursos de Administração (Manaus), Jornalismo (Manaus) e Psicologia conquistaram o conceito 4. Já Serviço Social (Manaus), Ciências Contábeis, Serviço Social (Parintins), Ciências Econômicas e Administração (Parintins) alcançaram o conceito 3. Administração (Benjamin Constant) e Jornalismo (Parintins) tiveram conceito 2. Os dados estão acessíveis na página do Enade na Internet.

O Enade avalia anualmente a qualidade dos cursos de graduação ofertados no país, atribuindo conceitos de 1 a 5. Os mesmos cursos são reavaliados a cada três anos, à exceção do período pandêmico. A última aplicação do exame sobre os cursos acima foi realizada em 2018. De acordo com Icoracy Coutinho de Costa, procurador institucional educacional substituto da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Ufam, o desempenho dos estudantes participantes do Enade 2022 evidencia o comprometimento da comunidade universitária com a qualidade do ensino de graduação, que mesmo com os efeitos da pandemia de covid-19 sobre as atividades acadêmicas, produziram resultados positivos.

“A Pró-Reitoria de Graduação junto com a CPA, as coordenações dos cursos estão trabalhando juntas em relação à melhoria dos indicadores da qualidade dos cursos da Ufam e esse trabalho vem surtindo efeito. As notas têm paulatinamente melhorado e nós pretendemos chegar à excelência em todos os cursos, ou seja, obter somente conceitos 4 e 5 em todos eles. Ainda há um pouco de trabalho a ser feito para que possamos alcançar esse objetivo”, expôs o representante da Proeg.

Comparando com o resultado apresentado pelos onze cursos na última aplicação do Enade, um curso obteve o conceito 5 (Direito), quatro receberam o conceito 4 (Serviço Social –Manaus, Administração – Manaus, Jornalismo – Manaus e Psicologia). Ciências Contábeis, Serviço Social (Parintins) e Administração (Parintins) alcançaram o conceito 3 e Ciências Econômicas e Administração (Benjamin Constant) ficaram com 2 e Jornalismo Parintins, 1. Indicando que 10 cursos subiram ou mantiveram seus conceitos, apenas um deles desceu um conceito, ainda assim permaneceu entre os melhores avaliados.