Página inicial > Notícias > Professor e pesquisadores da Ufam lançam livro inédito no Brasil sobre envelhecimento rural e na Amazônia

Por Prof. Hércules Campos

Divulgação: Ascom Ufam

No dia 12 de junho de 2024 no campus da UFAM no Instituto de Saúde e Biotecnologia o professor e pesquisador Hércules Campos, juntamente com a fisioterapeuta e mestranda Yandra Alves Prestes fizeram o lançamento nacional do livro "Envelhecimento Rural no Brasil e nas Barrancas do Amazonas".

A obra foi organizada pelo professor Hércules Campos, pela Yandra Prestes e pela professora Beatriz Fraga,  tem autoria de vários pesquisadores do Amazonas e de outros locais do país.

O prefácio da obra foi escrito pelo dr. Alexandre da Silva, fisioterapeuta e atual secretário Nacional da Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania: "o dr. Alexandre da Silva escreveu um prefácio lindo fazendo uma linda costura de todos os temas abordados no livro, como os pescadores e pescadoras dessas regiões entenderam o sentido e significado da obra", afirma o prof. Hércules Campos.

O livro conta com 13 capítulos e possui temáticas como epidemiologia do envelhecimento rural no Brasil e na Amazônia; cognição, funcionalidade, propósito de vida e dignidade do envelhecimento rural; papel da enfermagem, fisioterapia e medicina no envelhecimento rural, a obra tem licença poética e científica, única exigência feita pelo prof. Hércules Campos quando convidou cada um, cada uma das autoras e autores.

"Foi uma noite de muita alegria aqui no ISB, com autógrafos e comidas típicas da região Amazônica. Além das pessoas que estavam presencialmente tínhamos via YouTube pessoas assistindo por todo Brasil, Portugal e nos EUA. O primeiro lançamento tinha que ser aqui, essa obra é daqui e sobre o povo daqui. Na ocasião foram doados para a biblioteca do ISB dois exemplares autografados da obra".

A obra terá outros lançamentos pelo Brasil, os próximos serão no maior congresso Brasileiro de Fisioterapia (XV COBRAF 3 a 5 de agosto 2024) em Salvador, depois no dia 13 de agosto no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) na capital Vitória; no dia 01 de outubro, dia Internacional da Pessoa Idosa, na cidade de Tefé aqui no Amazonas. Há outros lançamentos em vista e sendo combinados, esperamos te encontrar em algum deles, senão pelo menos nas leituras dessas páginas marcadas fortemente pela beleza desse povo que envelhece nas barrancas do Amazonas e do Brasil.

A obra pode ser adquirida com preço de desconto com o autor pela pelo contato (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) ou pela editora Portal do Envelhecimento https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/novo/produto/envelhecimento-rural-no-brasil-e-nas-barrancas-do-amazonas/ onde será acrescido o valor de frete a depender da região do país.

"Entregamos à Gerontologia e à Geriatria, e a todas e todos que amam o envelhecimento uma obra que está longe de esgotar o assunto, mas antes de tudo provocativa, que nos faz pensar sobre realidades que talvez nunca tenham feito parte do nosso imaginário, e vocês irão se surpreender com o modo que esses velhos e velhas envelhecem, há muitos desafios, mas do outro lado muitas potencialidades", disse o professor Hércules Campos.