Página inicial > Notícias > HUGV abre inscrições para programas de iniciação científica e tecnológica com bolsas remuneradas

Por: Felipe Monteiro, com colaboração de Alberto Jean Fermin (HUGV)

Divulgação: Ascom Ufam

Serão disponibilizadas 15 bolsas de 12 meses para alunos da UFAM; inscrições de 27/06 a 19/07/2024

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas e filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), anuncia os editais para os Programas de Iniciação Científica (PIC) e Iniciação Tecnológica (PIT). A iniciativa, parceria entre a Ebserh e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disponibilizará 15 bolsas no valor de R$ 700,00 mensais, com duração de 12 meses consecutivos, destinadas a alunos de graduação regularmente matriculados na Ufam.  Para todo o Brasil, serão 615 vagas (269 para o PIC e 246 para o PIT).

Edital PIC/Ebserh nº 06/2024, com inscrições abertas de 27 de junho a 19 de julho de 2024, visa selecionar nove bolsistas para projetos de iniciação científica que serão executados no HUGV. O programa, que terá início em 2 de setembro de 2024, busca envolver estudantes em práticas e metodologias científicas, promovendo o desenvolvimento do pensamento científico.

Da mesma forma, o Edital PIT/Ebserh nº 08/2024, com inscrições no mesmo período, foca na seleção de seis  estudantes para projetos de iniciação tecnológica, também com início em 2 de setembro de 2024. O objetivo é integrar os alunos em projetos que estimulem o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, alinhadas às necessidades do hospital.

Ambos os programas destinam 50% das bolsas à ampla concorrência e 50% ao sistema de cotas, promovendo a inclusão e a diversidade. As inscrições podem ser realizadas pelos links fornecidos nos respectivos editais.

De acordo com a chefe do Setor de pesquisa e inovação tecnológica do HUGV, Maria Elizete de Araújo, “Estes programas de iniciação científica trazem consigo ganhos enormes para o HUGV: ao mesmo tempo que aproximam a comunidade acadêmica do hospital —   que é por vocação campo de prática e de desenvolvimento de conhecimento na área de saúde —  trazendo alunos e pesquisadores para atuarem em nossa realidade, possibilita a criação e implantação de boas práticas, tanto assistenciais quanto administrativas e de inovação”.

Para mais informações, acesse os editais:

Acesse a página do HUGV-Ufam para mais detalhes sobre os programas e inscrições:

Saiba mais sobre o PIC e o PIT 2024 no site nacional da Ebserh, clicando aqui.

Sobre a Ebserh

O HUGV faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.