Página inicial > Notícias > Faartes forma profissionais de Música e Artes Visuais

Faartes forma profissionais de Música e Artes Visuais

Por Ana Carla Santos (texto e imagens)

Ascom Ufam

Encerrando a primeira semana de outorgas de grau no campus Manaus, a Faculdade de Artes (Faartes) entregou 13 novos profissionais de Música e Artes Visuais à sociedade.

A presidência da solenidade foi do reitor, professor Sylvio Puga, acompanhado do diretor da unidade, professor João Gustavo Kienen. Também à mesa com eles, Marcio Lima de Aguiar, coordenador Acadêmico em exercício e, coordenador do Curso de Bacharelado em Música; Orlane Pereira Freires, paraninfa das turmas do curso de Artes Visuais; Roberta Paredes Valin, patronesse das turmas do curso de Artes Visuais; Nubia Najar Dias, homenageada com o nome das turmas de ArtesVisuais;Renato Brandão Medeiros Pinto, paraninfo das turmas do Curso de Música; Stephen Coffey Bolis, homenageado com o nome das turmasde Música.

Nesta solenidade, duas então formandas foram juramentistas: LuizaFernanda Costa de Oliveira, de Artes Visuais e BeatrizNunes Chagas, pelo curso de Música.

O orador, Samuel Santos de Oliveira, deu início aos pronunciamentos após a outorga de grau. "A nossa caminhada foi linda e cheia de grandes descobertas. A trajetória não foi simples, passamos por dificuldades, seja de saúde, financeiras, de trabalho. Cada um teve uma experiência intensa. Mas, passou. Iniciamos uma nova jornada, num mundo carente de pessoas sem acesso à educação, à arte. Sonhamos com um mundo que de fato valorize a música e as artes, porque através deles, genuinamente, combatemos desigualdades e nos tornamos mais humanos. A arte salva e alimenta", garantiu.
O professor Renato, paraninfo do curso de Música, Renato Brandão, agradeceu a presença do reitor, ainda que com agendas regulares fora do Estado. Aproveitou para aconselhar os seus apadrinhados. "Reflitam o que somos nós enquanto sociedade. Colocar vocês 'para fora', no bom sentido, é uma vitória. Vocês impactaram a minha vida. Posso não enxergar muito com os olhos, mas eu sinto. Do mesmo modo com que impactaram a vida da gente, impactem a vida de outras pessoas com o seu dom", disse.

O diretor da Faartes, João Gustavo Kienen, falou da missão da Universidade. "Nos estamos cumprindo um papel histórico no Amazonas no campo das artes há mais de 50 anos. São 15 anos acompanhando formaturas e a emoção é sempre única. Construímos relações afetivas e também muito profissionais. É uma satisfação ver o quanto a arte os coloca em posições de reconhecimento e os garante qualidade de vida. Muitos dos nossos alunos estão em vulnerabilidade social e após formados, ganham o destaque que os cabe. Esperamos vocês aqui novamente, como professores, como alunos de pós-graduação. Não parem! Aos pais, se vocês não nos tivessem nos escolhido, não teríamos construído nada juntos. Obrigada", finalizou.
O reitor encerrou a solenidade ressaltando a sensibilidade de formandos e formados, também dos paraninfos. "O paraninfo tem que se emocionar e fazer o discurso final, é o padrinho, foi quem esteve com vocês e que além das responsabilidades acadêmicas, também conviveu com vocês. Vocês foram vitoriosos e isso percebe-se pelas falas deles. Ao diretor, um reconhecimento ao esforço para levar o melhor à Faartes. Agradeço igualmente aos familiares por confiarem na gente. Vocês saem gigantes dessa instituição com um diploma que é valorizado e respeitado no mercado", frisou.

Lista de formandos:

1.BEATRIZ NUNES CHAGAS