Subprojeto de Biologia do Programa Residência Pedagógica encerra atividades no IEAA de 2022-2024
Por Renato Abreu Lima (IEAA)
Depois de 18 meses, chegou ao fim, no último dia 07.05, o subprojeto de Biologia do Programa Residência Pedagógica do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), regido pelo Edital nº 24/2022 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A supervisão das atividades foi coordenada pela Profa. Dra. Rúbia Darivanda da Silva Costa e finalizada pelo Prof. Dr. Renato Abreu Lima.
O subprojeto reuniu 15 estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do IEAA/Ufam.
Os estudantes residentes foram contemplados com bolsas no valor de R$ 700 mensais. O projeto também contou com três professoras preceptora da educação básica de Humaitá-AM.
O projeto chega ao fim com avaliação positiva por parte de todos os envolvidos. Foram escolas de educação básica beneficiadas, bem como centenas de estudantes. Diversos eventos, produtos educacionais e produção bibliográfica foram gerados nesse período.
Vale lembrar que o Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.
Redes Sociais