Página inicial > Notícias > Propesp registra aumento na procura por doutorado sanduíche

Propesp registra aumento na procura por doutorado sanduíche

Acessos: 966

“Esse aumento reflete a intensificação de investimentos da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação em internacionalização dos programas, principalmente aqueles com nota igual ou superior a 4, o que está em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade e com as metas da Capes”, afirma a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Adriana Malheiro

Por Márcia Grana

Revisão Rozana Soares

Equipe Ascom Ufam

A pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam) registra o aumento da procura por vagas de doutorado sanduíche na Universidade.

O Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada,  em Informática, em Biotecnologia e em Educação  estão entre os programas que enviam, a partir do mês de agosto de 2024, pós-graduandos para o doutorado sanduíche com passagens, bolsas em dólar e seguro ofertados pela Capes.

Fortalecimento da internacionalização

A pró-reitora de pós-graduação da Ufam, professora Adriana Malheiro Alle Marie, afirma que esse fortalecimento da internacionalização se deve aos investimentos institucionais em parcerias com universidades estrangeiras. “Todos os anos a Ufam recebe da Capes uma cota de vagas para que nossos estudantes de doutorado façam o doutorado sanduíche no exterior. Então, todo ano, abrimos edital interno com os programas que têm doutorado e eles fazem a seleção dos estudantes e fazem uma parceria com universidades estrangeiras para que esses alunos passem, de três a dez meses, fazendo esse doutoramento sanduíche. Temos 16 vagas para nossos programas de doutorado, tanto para os doutorados da casa, quanto para os doutorados em rede. Nos anos anteriores sobraram vagas. Esse ano tivemos 17 inscrições, uma inscrição a mais. Isso nos alegra porque significa que são 16 parcerias internacionais. Temos parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos; com a Universidade de Saint Albans, no Reino Unido, entre outras, o que demonstra que estamos executando com êxito  o Planejamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e em sintonia com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufam e com as metas da Capes”, comentou a gestora.

Expectativas para o doutorado-sanduíche na Inglaterra

O aluno de doutorado em Zoologia, Renann Henrique Paiva Dias da Silva, foi um dos selecionados para cursar o doutorado sanduíche na Universidade de Middlesex, em Londres, na Inglaterra. Ele compartilha suas expectativas em relação à experiência de realizar parte de seu doutoramento em uma universidade estrangeira. "No momento, estou preparando minha documentação para enviar à Capes, praticando mais aulas de inglês e organizando materiais, roteiros e atividades acadêmicas que serão desenvolvidas na Universidade, junto ao coorientador. Apesar de o Brasil possuir a maior biodiversidade do planeta, na Europa temos a Escola dos naturalistas do Velho Mundo, onde tudo acontecia. Pretendo visitar Cambridge e conhecer o ‘velho’ mundo. A Inglaterra é o berço de grandes naturalistas como Charles Darwin, Henry Walter Bates, Alfred Russel Wallace e da renomada primatóloga Jane Goodall. Portanto, as expectativas vão desde conhecer uma nova cultura até estabelecer um bom networking para pesquisas futuras", destacou o doutorando.