Página inicial > Notícias > Ufam entrega 15 novos profissionais de Farmácia à sociedade amazonense

Ufam entrega 15 novos profissionais de Farmácia à sociedade amazonense

Por Sandra Siqueira
Revisão Rozana
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou, na noite de quinta-feira, 18, a cerimônia de outorga de grau dos formandos do curso de Farmácia, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), referente ao segundo semestre letivo de 2022. A solenidade ocorreu sob a presidência do pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, no Auditório Eulálio Chaves, situado no setor Sul do campus universitário de Manaus.

Em seu pronunciamento, o pró-reitor David Lopes Neto destacou a qualidade da formação proporcionada pela Ufam aos novos profissionais de Farmácia do Estado do Amazonas. “Não esqueçam que nós temos no Estado do Amazonas 61 municípios, vamos tirar Manaus, que precisam de vocês. Nós temos uma região Norte que é carente de profissionais farmacêuticos nas diferentes e mais longínquas plagas que existem e vocês podem fazer a diferença lá porque a sociedade clama por profissionais de qualidade e eu tenho certeza que vocês estão saindo com toda essa formação”,

Já o diretor da FCF, professor Antônio Batista da Silva, discorreu sobre o papel pioneiro da Ufam, ainda como Universidade Livre de Manáos, ao ofertar já em 1909 o curso de Farmácia para a população local. “Essa turma 115 faz parte do grupo seleto de todos os farmacêuticos que já foram formados aqui dentro do Estado do Amazonas. A Universidade Livre de Manáos formou sua primeira turma em 1912, então, são 112 anos que o Amazonas vem formando farmacêuticos para atuar na sociedade amazonense “, registrou o professor.

A experiência da vida acadêmica foi destacada no discurso da paraninfa da turma, professora Karen Regina Magalhães, que citou algumas situações vivenciadas pela turma de formandos. “Agora, um novo ciclo começa, a vida profissional, e com ela tantas outras oportunidades de se renovar. Não se preocupem, pois, a bagagem de conhecimento técnico, maturidade e resiliência adquiridos nos anos de graduação lhes credencia para iniciar essa etapa”, declarou a docente.

Vanderson Torres, orador em nome da turma, abordou uma viagem no tempo relembrando momentos vividos nos anos de graduação. O graduado ressaltou a importância do apoio de familiares e amigos que durante todo o processo de formação estiveram ao lado dos então estudantes. “Essa maratona não foi percorrida apenas por nós. Esse diploma que você está segurando, esse ato simbólico tem um peso maior. A vocês pais, avós, tios, amigos presentes em momentos de angústia. Esse diploma, essa celebração, são para vocês que dividiram todas as fases conosco”, expôs.

Confira abaixo a lista com os nomes dos novos profissionais de Farmácia formados pela Ufam:

1. ANA VITÓRIA BRITO DE JESUS
  2. ARYANE MAIA DE CASTRO