Página inicial > Notícias > No IEAA/Humaitá, Jornal Biológico é destaque na I EXPOBIO do Programa de Residência Pedagógica

Acessos: 581

Exposição apresentou materiais didáticos da área de Biologia confeccionados pelos estudantes no decorrer dos semestres letivos de 2023

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações do IEAA/Humaitá

Bolsistas do Núcleo de Biologia do Programa de Residência Pedagógica do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no município de Humaitá, realizaram, no último mês de dezembro, a primeira edição da Expobio, evento voltado a despertar o interesse e a curiosidade dos alunos em relação à Biologia.

A Expobio foi realizada na Escola Estadual Duque de Caxias e contou com a apresentação dos materiais didáticos da área de Biologia confeccionados pelos estudantes no decorrer dos semestres letivos de 2023.

O residente Marcelo de Souza da Cruz destaca os recursos educacionais produzidos. “Foram confeccionadas maquetes, jogos didáticos, jornal e coleções didáticas com espécies de vegetais, sendo que a exposição abrangeu diversos temas, como: Genética, Sistemas do Corpo Humano, Células, Botânica e Seres Vivos. Essas exposições enriquecem a formação acadêmica por meio de experiências no âmbito educacional, tornando os conceitos biológicos mais acessíveis aos estudantes”, avaliou.

Metodologias inovadoras

A professora e preceptora Juracy Santos Pereira afirma que trabalhar com as metodologias inovadoras permite que o ambiente da sala de aula se torne mais interessante para os alunos. “Saímos daquela aula mecânica, na qual se utiliza apenas pincel e quadro. O Jornal Biológico, por exemplo, permitiu que os alunos fossem os protagonistas de sua aprendizagem, além de oportunizar que fossem em busca de conhecimentos, ao se trabalhar com a pesquisa do jornal. A confecção do jornal também contribui para a formação dos residentes pois, como futuros professores, eles adquirem mais experiências relacionadas ao futuro ambiente de trabalho deles”, declarou a preceptora.

Aliança de teoria e prática

Para Raquel Amorim Pinto, a exposição de trabalhos "ExpoBio" foi um trabalho realizado com os alunos da EJA na escola Estadual Duque de Caxias. Nesse trabalho, os alunos ficaram responsáveis por pesquisar sobre os temas que estavam estudando em sala de aula para que, posteriormente, fosse montado o jornal biológico. A utilização dessa estratégia didática contribuiu, significativamente, não só para os alunos, mas também para nós, residentes, pois através dessas metodologias nós vamos adquirindo mais experiências e apreendendo novas formas de ensinar nossos alunos quando estivermos atuando em nosso ambiente de trabalho como futuros professores.

Proposta lúdica

O residente Narkson Freitas comenta que a Expobio foi uma proposta de atividade lúdica, considerando que a escola trabalha com salas temáticas. “Foi possível apresentar os trabalhos que foram realizados pelos alunos com o nosso auxílio. Nosso colega da residência, Marcelo de Souza, propôs a construção de um jornal de tamanho grande, quase um painel. Em seguida, tivemos a ideia de juntar caixas de papelão uma sobre a outra. Foi uma grande exposição de conhecimento, não apenas de nossos alunos, mas também de um projeto de aula de uma turma do presídio de Humaitá. Esse evento foi muito gratificante e importante para mim, pois pudemos mostrar nossos esforços e o que aprendemos durante esse período que estamos residindo na escola, mesmo com problemas de infraestrutura”, comentou.

Trabalho em equipe

A residente Raíza ressalta que o protagonismo de cada participante permitiu um exitoso trabalho em equipe. “A Expobio proporcionou uma experiência única aos alunos, à preceptora e aos residentes, mostrando que o ensino de Biologia pode ser, além de interessante, divertido e criativo”.

O residente Arinelson do Nascimento destaca que a exposição foi uma oportunidade de mostrar para a comunidade educacional e estudantil todo o esforço, o empenho e a dedicação por parte dos envolvidos na confecção dos materiais didáticos. “Isso possibilitou compartilhar um pouco da vivência escolar e os resultados já conquistados dentro do Programa de Residência Pedagógica que, sem dúvida, enriquece a formação acadêmica dos licenciados”, concluiu a residente.