Página inicial > Notícias > Professores e acadêmicos do curso de medicina da Ufam publicam e-book intitulado: “Cenários da Saúde Brasileira: um olhar epidemiológico”

Acessos: 760

O e-book publicado pela Editora Pimenta Cultural foi organizado pelos professores Ronilson Ferreira Freitas, Nely Cristina Medeiros Caires, Vanessa Christina Costa da Silva, Celsa da Silva Moura Souza como também pelo monitor Danilo Esteves Gomes

A obra é um produto das aulas práticas da disciplina de Epidemiologia II, ofertada pelo Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (DSC/FM/Ufam). De acordo com um dos organizadores, professor Ronilson Freitas, ao longo da disciplina, foi proposto aos acadêmicos a escolha de um tema de interesse, para avaliarem a situação de saúde em nível local, regional ou nacional, sendo que a proposta era de que os alunos apresentassem os resultados em formato de artigo científico, devidamente publicado em capítulos no corpo do e-book.

Prática interdisciplinar

Freitas disse que “o objetivo da prática foi ajudar os acadêmicos no desenvolvimento científico, bem como na construção e solução de problemas de saúde pública no Brasil. Trata-se de uma prática interdisciplinar, onde conseguimos retomar a assuntos abordados anteriormente, durante a formação dos acadêmicos, permitindo que os mesmos aprofundassem seus conhecimentos sobre o assunto escolhido para ser investigado, aplicassem os conceitos epidemiológicos para o monitoramento e avaliação da saúde e apontassem caminhos para a solução dos problemas, na perspectiva de garantir a saúde da população”.

“É uma metodologia que ajuda o acadêmico a ampliar suas reflexões, discussões e expor suas ideias. Esse tipo de atividade é importante, pois é uma forma de mudar o modelo tradicional, onde tiramos o aluno da condição de ouvinte, ou mero receptor, colocando-o, na posição de protagonista no processo de aprendizagem, e neste caso, o professor passa de transmissor para orientador do saber”, afirmou o professor.

Opinião

Para a acadêmica do 7° período do curso de FM, Camila Feldberg, e autora de um dos capítulos do e-book, “o sentimento emanado com a publicação do e-book, é de gratidão, pela oportunidade de ter nossas investigações epidemiológicas publicadas em um livro acessível à comunidade. Gratos pelo crescimento acadêmico e pelo aprendizado que vai além da clínica. O conhecimento epidemiológico é fundamental para qualquer prática médica e pudemos evidenciar isso nas pesquisas expostas nesse e-book. Com isso, sentimo-nos honrados em compartilhar nossos resultados e realizados com o conhecimento adquirido”, afirmou a acadêmica.

O e-book é constituído por 7 capítulos, e pode ser acessado através do link: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2023.98195