Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > PPG em Enfermagem promove Workshop internacional sobre infecções do sítio cirúrgico em parto cesariano
Início do conteúdo da página

PPG em Enfermagem promove Workshop internacional sobre infecções do sítio cirúrgico em parto cesariano

Acessos: 595

O ‘Workshop Internacional de Enfrentamento dos condicionantes de Infecções do sítio Cirúrgico em parto cesariano: a perspectiva dos gestores e profissionais de saúde’ ocorreu na última quarta-feira, 25/10, na Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (EEM/Ufam). O evento foi resultado da parceria entre o Programa de Pós-Graduação Enfermagem no Contexto Amazônico da EEM, Escola de Enfermagem da USP, Nottinghan University /UK do Reino Unido e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A infecção do sítio cirúrgico em parto cesariano é um problema de saúde que afeta um número expressivo de mulheres em todo país, com incidência variando de 5 a 19%, segundo a literatura, trata-se de um agravo com alto potencial de prevenção. O objetivo do workshop foi discutir possibilidades de estudos visando subsidiar estratégias para o enfrentamento do problema no contexto amazônico.

A titular da Pró-Reitora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propes/Ufam), professora Adriana Malheiro, fez abertura da oficina e na sequência a professora Lislaine Aparecida Fracolli (EEUSP)  conduziu o workshop, proferindo a palestra ‘Global Challenges Research Funding – GCRF’. Após essa etapa, seguiu com as apresentações da  professora Maria Clara Padoveze  (EEUSP) que apresentou o problema da Infecção do sítio Cirúrgico de Cesaria no Estado de São Paulo e da  enfermeira Evellyn Campelo da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM) que também abordou o contexto da prevenção de infecções no Amazonas. Já na sua fase final, o professor  Stephen Timmons da Nottinghan University /UK que discorreu sobre as experiências de pesquisas de implementação no Reino Unido como estratégia de aproximar academia e serviço para melhorar a qualidade dos serviços de saúde.

Estiveram presentes os coordenadores dos programas Saúde da mulher tanto estadual quanto municipal, diretores de maternidades, gerentes de enfermagem e coordenadores das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar – CCIHH das maternidades. Também esteve presente ao evento, o Coordenador Estadual do Projeto Telepnar - Telemonitoramento de Pré-Natal de Alto Risco no Estado do Amazonas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página