Página inicial > Notícias > INC/Ufam abre portas para discentes de escola municipal explorarem o fascinante mundo dos fungos

Acessos: 813

Parceria entre as instituições proporcionou uma experiência prática enriquecedora aos estudantes

Por Assessoria de Comunicação Institucional - INC

O Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam) abriu as portas para receber os estudantes do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Graziela Corrêa de Oliveira, que participaram de uma atividade prática sobre fungos. A experiência aconteceu na Trilha Ecológica e no laboratório de Biologia Celular do INC/Ufam, localizado no município de Benjamin Constant, Amazonas, nos dias 21 e 22 de setembro de 2023. Essa iniciativa proporcionou aos discentes uma oportunidade única de aprendizado imersivo e interativo no ambiente acadêmico.

Os discentes do 7º ano da Escola Graziela percorreram uma trilha para a coleta de fungos, seguida da oportunidade de examinar minuciosamente o material coletado no laboratório, utilizando lupa microscópica. Essa valiosa experiência prática foi realizada graças à iniciativa da Escola, que buscou apoio do INC/Ufam. O objetivo da atividade foi proporcionar aos estudantes um contato direto com os fungos macroscópicos de diversas espécies, permitindo-lhes observar detalhes que antes só conheciam na teoria. A coordenação da atividade ficou a cargo de profissionais do Campus de Benjamin Constant e professores da Escola Graziela, garantindo um enriquecedor ambiente de aprendizado.

Cerca de 60 (sessenta) alunos do 7º ano do ensino fundamental tiveram a oportunidade de participar da atividade como parte do planejamento do componente curricular de Ciências. Esta ação contou com o apoio do Instituto de Natureza e Cultura/Ufam, através do Colegiado do Curso de Ciências: Biologia e Química, da Escola Professora Graziela Correa de Oliveira/SEMED e do Parque Científico Tecnológico do Alto Solimões – PACTAS.