Em parceria com Ufam e UEA, ANPEd realiza em outubro o maior encontro científico da Educação na América Latina
41ª Reunião Nacional contará com pré-evento a partir de 02 de outubro, com minicursos e apresentações de trabalho em andamento, e encontro presencial de 22 a 27 de outubro na UFAM, com importantes nomes da Educação e ampla programação científica, cultural e de mobilização social
A Amazônia será a casa e o coração da Educação na realização da histórica 41ª Reunião Nacional da ANPEd em outubro. A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) receberá, de 22 a 27 de outubro, o maior evento na área de pesquisa em educação do país, organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa.
Além de um amplo panorama da produção científica da área, estão previstas mesas de debate sobre temas centrais da Educação no presente com a presença de intelectuais e lideranças indígenas, destacadas/os pesquisadoras/es de todas regiões do país e convidados internacionais. No encerramento, o evento fará um debate sobre os 20 anos da Lei de Cotas. No dia 23 de outubro será realizada a conferência da WERA (World Education Reserch Association) com LIU Woon Chia. A programação paralela ainda prevê encontro de entidades, atividades culturais e uma oficina da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS) em território indígena. A Reunião Nacional na Amazônia também celebra os 45 anos da ANPEd, numa história marcada pela defesa da pesquisa, da pós-graduação, do financiamento e da democracia no país.
Pré-evento
No dia 02 de outubro, às 16h, uma transmissão pelo canal da ANPEd no Youtube marcará a abertura do pré-evento online, com as boas-vindas aos participantes, trazendo um panorama do encontro como um todo. Na sequência, às 16h30, será realizada a etapa do Simpósio AERN – American Education Research Network -, contando com a presença de representantes de entidades internacionais.
Nesta fase de pré-evento serão realizados os minicursos (com inscrições até 29/09), apresentação de trabalhos em andamento nos 23 Grupos de Trabalho e Grupo de Estudo Cotidianos da Associação – todas atividades ocorrerão em ambiente virtual, com acesso pela Área da/o Participante no site do evento, onde também está disponível a programação completa.
Em etapa prévia presencial, também serão realizadas reuniões de instâncias da ANPEd na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), co-realizadora do evento, e uma oficina da UPMS na Escola Indígena Kanata T-YKua da comunidade Três Unidos, às margens do Rio Cueiras, a aproximadamente 80 quilômetros de Manaus, reunindo representantes de movimentos sociais e pesquisadoras/es da ANPEd previamente inscritos.
Programação oficial
Durante cinco dias, de 22 a 27 de outubro, pesquisadoras/es, professoras/es e estudantes de pós-graduação debaterão, no Campus Senador Arthur Virgílio Filho da UFAM, questões relevantes e atuais da pesquisa em educação e os grandes desafios neste momento de reconstrução nacional, em torno do tema “Educação e Equidade: bases para Amar-zonizar e reconstruir o país”. A mesa de abertura contará com intelectuais indígenas e a mesa de encerramento trará uma reflexão em torno dos 20 anos de aprovação da lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nos currículos da educação básica.
Serão realizadas 15 Sessões Especiais, além de Sessões Conversa, abordando temas como publicação científica em Educação; desafios para a pós-graduação; Novo Fundeb; Novo Ensino Médio; políticas para Formação de Professores; povos originários e educação em perspectivas descolonizadoras e os 60 anos de Angicos, com a presença de nomes como Wilma Coelho (UFPA), Nora Rut Krawczyk (Unicamp), Nilda Alves (UERJ) e Robert Verhine (UFBA).
Já nos Painéis Temáticos, em atividades construídas pelas próprias pessoas associadas, o público poderá conferir 52 conversas sobre acessibilidade, infâncias, PNE, gestão escolar, etnocomunicação e violência de gênero, dentre outros. Nas instalações da UFAM, também ocorrerão feira de livros, lançamentos de obras com presença de autoras/es e programação cultural privilegiando a multiplicidade amazônica.
Nos 23 Grupos de Trabalho da ANPEd e Grupo de Estudo Cotidianos serão apresentados trabalhos finalizados, compondo um panorama da pujante produção em Educação no país – os textos completos, com indicação prévia na submissão, irão compor um e-book da 41ª RN. Na programação dos GTs e GE também serão realizadas apresentações de Trabalhos Encomendados, aprofundando temas pertinentes a estes coletivos da Associação.
O tema do evento
A escolha do tema está relacionada ao momento atual do Brasil país e aos desafios no campo da educação. “Estamos vivendo um momento histórico, de reconstrução, depois de quatro anos de um governo em que as desigualdades sociais e educacionais foram aprofundadas”, analisa a presidenta da ANPEd, Geovana Lunardi.
“Por isso, é o momento de pensar e propor mudanças para o campo educacional e a pesquisa tem um papel fundamental nesse processo. Certamente, a 41ª Reunião Nacional da ANPEd será um fórum privilegiado de debates sobre essas questões”, concluiu a presidenta.
“Trazer a equidade como um dos eixos da reunião significa colocar em xeque as disputas de sentido em torno da equidade no Brasil e do mundo e as apropriações o desviam o termo de seu sentido original, tanto no campo da política quanto no da educação”, destaca Camila da Silva Ferreira, coordenadora regional da 41ª Reunião Nacional da ANPEd e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM.
Além disso, o termo “amar-zonizar” (junção de amar e Amazônia) remete à importância unir os saberes tradicionais dos povos originários e das comunidades tradicionais, que vivem e resistem na Amazônia, com o saber científico, enquanto estratégia de reconstrução do país.
Um grande evento no centro da Amazônia
Para Camila, o fato de Manaus receber a reunião nacional da ANPEd simboliza o quanto a região Norte tem crescido na pós-graduação, na pesquisa e na formação de pessoal de alto nível, no mestrado e no doutorado.
Esta é a primeira vez que a ANPEd promove uma reunião nacional presencial na região Norte. Antes disso, em 2020, ocorreu a 40ª reunião da Associação em Belém do Pará, mas em formato online, por causa da pandemia de covid-19.
Como se inscrever
As submissões para o evento já estão encerradas, mas ainda é possível se inscrever para a 41ª Reunião Nacional da ANPEd, participando de minicursos, sessões e com recebimento de certificado. Inscreva-se no evento através deste link <Minha Conta/Eventos/Efetuar inscrição>.
Sobre a ANPEd
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1978, que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.
Serviço
41ª Reunião Nacional da ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
Quando:
- Pré-evento online: 02 a 11 de outubro;
- Pré-evento presencial: 19 a 22 de outubro;
- Evento oficial presencial: 22 a 27 de outubro.
Onde: Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Faculdade de Educação (FACED) Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho (Avenida General Rodrigo Octávio Jordão Ramos nº 6.200, Coroado I). Setor Norte, Pavilhão Rio Uatumã – Manaus/AM.
Inscrições: sistema.anped.org.br/public/index.php/autenticacao <Minha Conta/Eventos/Efetuar inscrição>.
Mais informações: nacionais.anped.org.br/41/.
-
Assessoria de imprensa: João Marcos Veiga | ANPEd
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais