Página inicial > Notícias > Cursos da Ufam são mostrados ao público no último dia da ‘Feira Norte do Estudante 2023’

Por Juscelino Simões

Ascom/Ufam

Os cursos de graduação de Química, Geologia, Física, Engenharia Florestal, Biologia, Medicina, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Pesca, Design, Psicologia, Ciência da Computação, Engenharia Software, Sistemas de Informação e Engenharia de Software (ICET), Comunicação Social/Jornalismo (ICSEZ), entre outros, da Universidade Federal do Amazonas participaram, na última semana (20 a 23) da ‘Feira Norte do Estudante 2023 – trace o seu caminho no mercado do futuro’ com a exposição de produtos, palestras e material interativo nos estandes da Feira.

No último dia da Feira, dia 23, os cursos do ICET, ICB e o Icomp ocuparam os estandes destinados à Ufam e apresentaram ao público os projetos, produtos e palestras sobre inserção de profissionais dessas áreas no mercado de trabalho. No estande do Instituto de Computação da Ufam (Icomp/Ufam) os estudantes (calouros, veteranos e voluntários) e professores dos cursos do Instituto mostraram os vários projetos como o ‘Cunhantã Digital’, ‘Detecção de quedas em pessoas idosas usando Inteligência Artificial’, drones e suas aplicações.

O professor do Instituto de Computação da Ufam, Edson Junior, destacou a participação dos estudantes no estande do Icomp e afirmou que a Feira estimula alunos do Ensino Médio a decidirem o que irão cursar. “A Feira vem ao público para mostrar o que estamos produzindo e expõe características dos cursos do Instituto para os estudantes do Ensino Médio. Também estimula nossos alunos a apresentarem seus projetos e o que estão fazendo na Faculdade”, disse.

A professora Fabíola Guerra Nakamura,do Icomp, ressaltou que o objetivo de participar da Feira é trazer informações dos cursos de computação para os estudantes do Ensino Médio. “Temos como objetivo mostrar para os alunos do Ensino Médio os nossos cursos. É uma área que está extremamente aquecida com muitos empregos e que está sendo aplicada praticamente em todos os contextos. A gente quer apresentar para os alunos do Ensino Médio as oportunidades que eles têm, tanto na área de computação, quanto dentro da própria Ufam. Além das informações dos cursos de graduação também trouxemos as oportunidades institucionais como, por exemplo, os programas de extensão (PIBIC, o PIBITI e PIBEX) que são editais institucionais de desenvolvimento tecnológico e inovação de iniciação científica e algumas outras atividades que temos como, por exemplo, o projeto ‘Cunhantã Digital’ que é um projeto para incentivar mais mulheres na área da tecnologia porque acreditamos que precisamos de mais diversidades nesses movimentos e mais as atividades que são, principalmente, tocados por alunos como o PET e os centros acadêmicos”, destacou.

O estudante do 8º período de Ciência da Computação do Icomp, Juan Veiga de Queiroz Silva, afirmou que é uma experiência gratificante poder levar um pouco do que a gente vivencia no dia a dia no Icomp. “É uma experiência muito gratificante participar da Feira porque levamos um pouco do que nós vivemos no Icomp. É uma experiência fantástica estar aqui mostrando para as pessoas, ludicamente, como é o nosso curso, como funciona”, ressaltou.