Página inicial > Notícias > Road Show em Segurança do Paciente  aborda as práticas de tecnovigilância utilizadas no HUGV-Ufam/Ebserh

Acessos: 894

Além de profissionais do HUGV, o evento reúne profissionais da Fundação Hemoam, da Fundação Cecon, do Hospital Delphina Aziz, entre outros, para discutir estratégias e trocar experiências na área de segurança do paciente

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Na manhã desta terça-feira, 19, o Hospital Universitário Getúlio Vargas, órgão suplementar da Universidade Federal do Amazonas e vinculado à Rede EBSERH, deu continuidade à programação do I Road Show em Segurança do Paciente do Estado do Amazonas, com a temática “Tecnovigilância: Boas Práticas utilizadas no Hospital Universitário Getúlio Vargas”.

O evento busca oferecer um ambiente que proporcione a aprendizagem mútua, trilhando um caminho de evolução contínua e alcançando todos os que acreditam na importância de uma assistência segura e de qualidade.

HUGV – hospital sentinela pioneiro no Amazonas

Durante seu pronunciamento, a superintendente em exercício do Hospital Universitário Getúlio Vargas, cardiologista Tatiane Lima Aguiar, ressaltou o pioneirismo do HUGV-Ufam/Ebserh no que se relaciona à tecnovigilância no Amazonas. “Segurança do paciente é um assunto transversal ao cuidado e interdisciplinar. O HUGV é pioneiro em hemo, fármaco e tecnovigilância, por ser hospital sentinela vinculado à rede da Anvisa desde os anos 2000. Como hospital-escola, tem a importante missão de difundir protocolos de segurança assistencial de maneira humanizada e envolver o paciente na sua própria segurança durante hospitalizações”, destacou a gestora.

Matriz de risco Assistencial do HUGV

A responsável pela Divisão de Gestão de Cuidado e Apoio diagnóstico e terapêutico, Valdelanda Alves,  destacou a importância da elaboração da Matriz de Risco Assistencial do HUGV para promover melhorias nos processos e fluxos de trabalho no Hospital. “A divisão de gestão de cuidado é transversal na administração do hospital. Um dos trabalhos de destaque realizados foi a Matriz de Risco Assistencial do Hospital. Todas as diretorias e coordenações foram envolvidas para levantar os riscos para os pacientes do nosso hospital. Dos 240 riscos levantados, definimos 30 e priorizamos 11. Isso permite um direcionamento nas ações a serem desenvolvidas nas áreas assistenciais e de apoio do hospital de maneira a garantir barreiras eficientes e eficazes na prevenção dos riscos assistenciais, garantindo assim, a qualidade assistencial ao paciente”, ressaltou.

Queixas técnicas

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Universitário Getúlio Vargas, enfermeira Francisca Félix da Rocha, elencou a importância das notificações de queixas técnicas de produtos para a saúde. “É importante alertar a vigilância sanitária sobre a qualidade dos produtos comercializados, pois as subnotificações podem se tornar um complicador na assistência aos pacientes em um hospital”, destacou a gestora, que também apresentou relatos de experiências no hospital.

Sorteios a atrações culturais

O evento contou ainda com sorteios para os participantes e com a apresentação teatral das irmãs Yakissoba e Miojo, que demonstraram a importância de o paciente conhecer integralmente seu tratamento para evitar erros que atrapalhem seu adequado   tratamento.