Página inicial > Notícias > HUGV-Ufam/EBSERH comemora Dia Mundial da Segurança do Paciente

HUGV-Ufam/EBSERH comemora Dia Mundial da Segurança do Paciente

Acessos: 1151

Lançamento da cartilha que contempla protocolos de segurança do paciente e a escolha do slogan “Paciente instruído, é paciente protegido”, marcaram a abertura evento

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O Hospital Universitário Getúlio Vargas, órgão suplementar da Universidade Federal do Amazonas vinculado à rede EBSERH, realizou, na manhã desta segunda-feira, 18, evento alusivo ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, que é comemorado no dia 17 de setembro.
Em sintonia com o tema “Engajando o paciente para a segurança do paciente: amplifique a voz dos pacientes”, instituído pela Organização Mundial de saúde (OMS), o evento foi realizado no auditório do 4 andar do bloco acadêmico em uma ação que contempla mais de 600 pessoas, entre profissionais, alunos e professores.

Cartilha e Slogan

Durante o evento, foi lançada a Cartilha de Segurança do Paciente, alusiva aos protocolos de segurança do paciente e divulgado o slogan eleito para o evento, entre os 30 inscritos. Ao ressaltar que o HUGV-Ufam/EBSERH recebe, em média, 415 pacientes por mês, a coordenadora geral do evento e do Núcleo de Segurança do Paciente do HUGV-Ufam/Ebserh, enfermeira Francisca Félix da Rocha, destaca a importância da utilização da cartilha de segurança como uma ferramenta acessível a todos os pacientes, frente ao envolvimento no seu cuidado. “É importante ressaltar que o paciente constitui-se como a última barreira de segurança no cuidado e essa cartilha lançada hoje foi desenvolvida e validada com os pacientes do HUGV, por meio de projeto de Iniciação Científica, sob orientação da professora Hadelândia Milon, da Escola de Enfermagem de Manaus. Desejamos que esta ferramenta fique sempre acessível aos nossos pacientes”, declarou a coordenadora. Quanto ao slogan eleito, tivemos 30 inscrições para concorrer à melhor frase e nossos jurados externos e nossos dois jurados do setor de segurança do paciente escolheram a frase ‘Paciente instruído, é paciente protegido’, de autoria técnica de Farmácia Rosalyn Santos da Silva “.

Iniciação científica de resultado

Presente na solenidade, a pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação da Ufam, professora Adriana Malheiro Ale Marie, elogiou o trabalho que resultou na publicação da Cartilha de Segurança do Paciente. “Fico extremamente feliz pelo lançamento de uma cartilha por um grupo de professores e que foi desenvolvida como projeto de Iniciação científica, envolvendo dois bolsistas. Os alunos de iniciação científica foram além do projeto de pesquisa e geraram um produto técnico, que é a cartilha de Segurança do paciente, a qual aborda 6 protocolos de segurança. Com certeza, essa cartilha será bastante utilizada na rotina do HUGV, pelo setor de segurança do paciente”.

Ações continuam

Nesta terça-feira, 19, ocorrem ações itinerantes nas unidades assistenciais com profissionais de saúde, alunos, professores e os pacientes sobre a temática abordada no evento.