Página inicial > Notícias > Pesquisa do OVGAM integra relatório na III Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília

Acessos: 1065

O Programa de Extensão Universitária Observatório da Violência de Gênero no Amazonas, do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal Amazonas (OVGAM/INC/Ufam) participou do lançamento do relatório “Tecendo a vida sob braços fortes - Caracterização da violência contra mulheres na cidade de São Gabriel da Cachoeira/AM",  no dia 13 de setembro, em Brasília/DF.

Acesse o relatório completo

De acordo com a coordenadora do Programa, professora Flávia Melo, o relatório nasceu de um esforço coletivo para responder às constantes queixas de mulheres indígenas ao Departamento de Mulheres Indígenas da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), a respeito de violências que afligem mulheres indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM.

A docente que também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) contou que a caracterização da violência contra mulheres indígenas foi  reportada à polícia daquele município do alto Rio Negro e que os Boletins de Ocorrências (BO) integram parte de uma pesquisa-ação de longa duração realizada desde 2012 pelo Observatório da Violência de Gênero no Amazonas da Ufam (OVGAM).

Atualmente, o Programa integra importantes redes de pesquisa como a equipe do projeto de pesquisa “(In)segurança na fronteira: sobre como os moradores de Tabatinga falam do perigo e da violência na Tríplice Fronteira Amazônica - Brasil, Colômbia e Peru” (CNPq), coordenado pelo Dr. Luiz Fábio Silva Paiva, do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará.

Sobre o OVGAM

Criado em 2012 como Observatório da Violência contra Mulheres no Alto Solimões/AM, o Programa de Extensão Universitária Observatório da Violência de Gênero no Amazonas (Resolução nº. 021/2013 CEI/PROEXTIUFAM) atua em três unidades acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas: Instituto de Natureza e Cultura/Benjamin Constant, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia/Parintins e Instituto de Ciências Exatas/Manaus. O Programa desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão na área dos Estudos de Gênero e Violência em interface com outros campos de conhecimento como Direito, Políticas Públicas, Serviço Social, Saúde Pública, Estatística e Arquivologia. Dedica-se também à análise de percepções locais das violências e ao diagnóstico da violência contra mulheres no Amazonas por meio dos registros policiais das agências de segurança pública.

Mais informações sobre o Observatório