Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisa do OVGAM integra relatório na III Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília
Início do conteúdo da página

Pesquisa do OVGAM integra relatório na III Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília

Acessos: 1160

O Programa de Extensão Universitária Observatório da Violência de Gênero no Amazonas, do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal Amazonas (OVGAM/INC/Ufam) participou do lançamento do relatório “Tecendo a vida sob braços fortes - Caracterização da violência contra mulheres na cidade de São Gabriel da Cachoeira/AM",  no dia 13 de setembro, em Brasília/DF.   

Acesse o relatório completo

De acordo com a coordenadora do Programa, professora Flávia Melo, o relatório nasceu de um esforço coletivo para responder às constantes queixas de mulheres indígenas ao Departamento de Mulheres Indígenas da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), a respeito de violências que afligem mulheres indígenas em São Gabriel da Cachoeira/AM. 

A docente que também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) contou que a caracterização da violência contra mulheres indígenas foi  reportada à polícia daquele município do alto Rio Negro e que os Boletins de Ocorrências (BO) integram parte de uma pesquisa-ação de longa duração realizada desde 2012 pelo Observatório da Violência de Gênero no Amazonas da Ufam (OVGAM).

Atualmente, o Programa integra importantes redes de pesquisa como a equipe do projeto de pesquisa “(In)segurança na fronteira: sobre como os moradores de Tabatinga falam do perigo e da violência na Tríplice Fronteira Amazônica - Brasil, Colômbia e Peru” (CNPq), coordenado pelo Dr. Luiz Fábio Silva Paiva, do Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará.

Sobre o OVGAM

Criado em 2012 como Observatório da Violência contra Mulheres no Alto Solimões/AM, o Programa de Extensão Universitária Observatório da Violência de Gênero no Amazonas (Resolução nº. 021/2013 CEI/PROEXTIUFAM) atua em três unidades acadêmicas da Universidade Federal do Amazonas: Instituto de Natureza e Cultura/Benjamin Constant, Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia/Parintins e Instituto de Ciências Exatas/Manaus. O Programa desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão na área dos Estudos de Gênero e Violência em interface com outros campos de conhecimento como Direito, Políticas Públicas, Serviço Social, Saúde Pública, Estatística e Arquivologia. Dedica-se também à análise de percepções locais das violências e ao diagnóstico da violência contra mulheres no Amazonas por meio dos registros policiais das agências de segurança pública.

Mais informações sobre o Observatório

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página