Página inicial > Notícias > Professora Marina Magalhães do ICSEZ/Ufam lança livro no Intercom Nacional, em Belo Horizonte

Acessos: 1112

Obra “Cidadania Digital: a conexão de todas as coisas” já está disponível para venda no site da editora Alameda e da Amazon. Livro reúne 19 artigos científicos produzidos por pesquisadores nacionais e internacionais

Por: Sebastião Nascimento – Bolsista de Apoio Técnico Fapeam

A professora Marina Magalhães, docente e vice-coordenadora do curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) acaba de lançar o livro "Cidadania Digital: a conexão de todas as coisas" no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional), realizado entre os dias 5 e 8 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas), em Belo Horizonte.

A obra é organizada pela docente, em colaboração com Massimo Di Felice (ECA-USP) e Thiago Franco (PPGGIDH-UFG), e reúne 19 artigos científicos produzidos por pesquisadores nacionais e internacionais em torno da temática da cidadania digital. “Foi uma grande oportunidade lançar o livro na sessão Publicom, no Intercom Nacional, junto a outros autores do campo da Comunicação de diversas instituições e centros de pesquisa do país. Isso faz com que os debates originados no Amazonas circulem com maior fluidez, fazendo com que as leituras cheguem mais longe”, avalia Magalhães.

O lançamento integra o calendário de divulgação da obra em eventos no Brasil e México. A programação iniciou com a apresentação do livro no I Seminário de Cidadania Digital e Net-ativismo, que aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto na Ufam-Parintins, seguido pelo lançamento na aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 30 de agosto, e no II Encontro de Imersão em Pesquisa ATOPOS USP & GPe-dU, realizado em 1º de setembro pelo Programa de Pós Graduação e Educação (GPe-dU) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A agenda ainda prevê lançamentos na cidade de São Paulo (20/09), Juiz de Fora (28/09) e no  IV Congresso Internacional de Cidadania Digital (Conciddig), que vai acontecer no México, no período de 04 a 12 de dezembro deste ano.

Sobre o livro

O livro "Cidadania Digital - a conexão de todas as coisas" foi estruturado em cinco partes distintas, explorando diferentes aspectos do tema:  Parte I: "Para pensar o Antropoceno”; Parte II: "Cosmologias amazônicas”, Parte III: "A conexão de todas as coisas”; Parte IV: "Educação na cidadania digital"; e Parte V: "Perspectivas da comunicação para a cidadania digital". Este livro coletivo resulta dos debates promovidos no III Congresso Internacional de Cidadania Digital, um espaço transdisciplinar criado no coração da Amazônia (Manaus e Parintins) para analisar as relações comunicativas com o ambiente.

A perspectiva aborda as relações que passam pelas cosmologias ocidentais e não ocidentais (ameríndias), pelos atores humanos e não-humanos e pelos diversos povos, levando em consideração o antropocentrismo, as comunidades e grupos em situação de minoria ou vulnerabilidade social, a partir do estudo das redes, do net-ativismo e da cidadania digital. Colaboram com a obra nomes como Massimo Di Felice, Lucia Santaella, Derrick de Kerckhove, Thiago Franco, Marina Magalhães, Maria Audirene de Souza Cordeiro, Eliete da Silva Pereira,  Ariene Susui,  Josias Ferreira de Souza, José Alberto Sánchez Martínez, dentre outros.

Marina Magalhães, comemora esse conjunto de perspectivas que partem de diversas áreas em torno do tema. " Nossa intenção é difundir saberes acerca das interações comunicativas no contexto digital, por meio de uma abordagem que se conecta com as cosmologias amazônicas. Esperamos que essa obra provoque insights valiosos e contribua para uma mudança de paradigma em torno da ideia de cidadania", analisa a docente do curso de Comunicação Social na UFAM Parintins.

A versão física da obra já está disponível para venda no site da editora Alameda e a versão e-book está disponível no site da Amazon.  Este livro é financiado com recursos  do Programa Parev (Edital n. 02.2022) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que financiou o III Congresso Internacional de Cidadania Digital, evento desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos de Linguagens–NEL-Amazônia.

O projeto de pesquisa Cidadania Digital também é financiado pela FAPEAM, por meio do Edital Humanitas (n.05/2022), sob a coordenação da professora e vice-coordenadora do curso de Jornalismo do ICSEZ/UFAM, Marina Magalhães. O projeto de pesquisa e extensão está vinculado ao grupo de pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/UFAM/CNPq) e tem como parceiro o Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP), dentre outras instituições.