Página inicial > Notícias > Daest promove reunião para definição dos Jogos Universitários da Ufam 2023 (JUUFAM 2023)

Por Juscelino Simões

Ascom/Ufam          Foto: Juscelino Simões

O Departamento de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas promoveu nesta quinta-feira, 31, reunião com a comunidade acadêmica para tratar do XIV Jogos Universitários da Ufam 2023 (JUUFAM 2023).

A reunião contou com a participação dos representantes dos centros acadêmicos da capital e do interior, a reunião foi transmitida para todos os institutos do interior (ICSEZ, ISB, IEAA, ICET e INC), da coordenadora dos Jogos, servidora Klélia dos Santos, e da diretora do Daest, professora Karime Bentes. O encontro foi para apresentar o regulamento geral dos Jogos Universitário 2023, que acontece de 16 a 24 de novembro de 2023. Também repassar aos representantes a programação, as regras, datas, organização, abertura, definição dos locais, entre outras atividades, que serão realizadas no XIV Jogos Universitário 2023.

A coordenadora afirmou que existe a possibilidade que neste ano seja incluso uma nova modalidade (jogos eletrônicos). “São 14 modalidades esportivas nos JUUFAM 2023, mas na reunião vamos colocar em debate a inclusão de uma nova modalidade que os estudantes vêm cobrando da coordenação que são jogos eletrônicos. Vou apresentar aqui para ser discutido se acrescenta essa modalidade”, afirmou Klélia dos Santos.

“A última versão dos Jogos foi antes da pandemia. Então, nós temos todo um período pandêmico, que além de adoecer o físico, também adoeceu a mente de toda a comunidade. Sentimos a necessidade desse retorno, até para que o estudante volte a ter aquele sentimento de pertencimento a esse espaço, a Instituição. Somos perguntados e cobrados pela comunidade incessantemente, ano passado não foi possível realizar, mas esse ano vamos realizar e sempre valorizando os estudantes do interior. Acreditamos que a saúde mental também passa pela prática esportiva porque trabalha com vários fatores que promovem a saúde mental das pessoas”, destacou a diretora do Daest, Karime Bentes.

A estudante do curso de licenciatura em Matemática, presidente do Centro Acadêmico de Matemática (Camat), Thaís de Jesus Rodrigues da Costa, participa pela primeira vez dos Jogos Universitários, e ressalta a confraternização dos estudantes. “Estou participando pela primeira vez dos Jogos. Pretendo participar de duas modalidades: futsal e vôlei. Os Jogos são uma grande confraternização dos estudantes do meu curso, como também dos demais”, disse.