Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Docente do ISB tem artigo publicado em revista científica (A1 Qualis Capes)
Início do conteúdo da página

Docente do ISB tem artigo publicado em revista científica (A1 Qualis Capes)

Escrito por ascom.ufam | Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2023, 11h57 | Última atualização em Quarta, 30 de Agosto de 2023, 14h27 | Acessos: 1812

Por Juscelino Simões

Foto: Mayline Menezes

A docente do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas, Mayline Menezes da Mata, teve artigo publicado na Revista Ciência & Saúde Coletiva, Qualis A1. O artigo ‘Qualidade e acesso à água para consumo humano: um olhar sobre o estado do Amazonas, Brasil’ é fruto da tese da docente, desenvolvida na Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

O caráter inédito da pesquisa reside no fato de ser a primeira a tematizar a segurança hídrica populacional quanto aos aspectos microbiológicos, de abastecimento, distribuição e de vigilância, valendo-se de informações disponíveis em bancos de dados públicos nacionais. Parte-se da premissa segundo a qual a disponibilidade da água, em quantidade e qualidade, constitui importante fator de proteção contra a insegurança alimentar, especialmente nas populações vulnerabilizadas do estado do Amazonas, já submetidas a tal situação.

A investigação, portanto, possibilita o preenchimento de uma lacuna no conhecimento, ao revelar o paradoxo da inexistência de água potável suficiente para consumo humano na região de maior abundância hídrica do País.

Acesse aqui o artigo

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página