Página inicial > Notícias > Docente do ISB tem artigo publicado em revista científica (A1 Qualis Capes)

Docente do ISB tem artigo publicado em revista científica (A1 Qualis Capes)

Por Juscelino Simões

Foto: Mayline Menezes

A docente do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas, Mayline Menezes da Mata, teve artigo publicado na Revista Ciência & Saúde Coletiva, Qualis A1. O artigo ‘Qualidade e acesso à água para consumo humano: um olhar sobre o estado do Amazonas, Brasil’ é fruto da tese da docente, desenvolvida na Escola Paulista de Medicina (Unifesp).

O caráter inédito da pesquisa reside no fato de ser a primeira a tematizar a segurança hídrica populacional quanto aos aspectos microbiológicos, de abastecimento, distribuição e de vigilância, valendo-se de informações disponíveis em bancos de dados públicos nacionais. Parte-se da premissa segundo a qual a disponibilidade da água, em quantidade e qualidade, constitui importante fator de proteção contra a insegurança alimentar, especialmente nas populações vulnerabilizadas do estado do Amazonas, já submetidas a tal situação.

A investigação, portanto, possibilita o preenchimento de uma lacuna no conhecimento, ao revelar o paradoxo da inexistência de água potável suficiente para consumo humano na região de maior abundância hídrica do País.

Acesse aqui o artigo