Página inicial > Notícias > Comep orienta quanto à ética profissional do servidor na Ufam

Comep orienta quanto à ética profissional do servidor na Ufam

Acessos: 1006

Criada em 2018, a Comissão de Ética Pública da Universidade Federal do Amazonas (Comep/Ufam) estabelece padrões de comportamento e formas de agir de acordo com o Código de Conduta Ética do Ministério da Cidadania que orienta e aconselha os servidores sobre a ética profissional, no âmbito da Universidade.

Presidida pelo professor da Faculdade de Direito (FD), Adriano Fernandes Ferreira, a Comep/Ufam integra ao Programa de Integridade da Controladoria Geral da União (CGU) que visa estabelecer procedimentos para estruturação, execução e monitoramento de programas de integridade em órgãos e entidades do Governo Federal (ministérios, autarquias e fundações públicas).

A Comissão passa a construir um referencial ético para todos os servidores públicos e colaboradores, afirmou Ferreira que de acordo com ele, denúncias e reclamações podem ser feitas junto à Comissão por meio de e-mail institucional ou através do registro de manifestação da Ouvidoria da Ufam. Conforme Adriano Ferreira, o público-alvo é quem pode responder pela Instituição, ou seja, que esteja vinculado direta ou indiretamente junto à Universidade, como o corpo docente e discente, técnico-administrativo, fundação de apoio ou prestador de serviço).   Acesse o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou Registre aqui sua Manifestação da Ouvidoria da Ufam.

O presidente recomenda que quando alguém estiver sendo constrangido por falta de ética por um servidor (professor, técnico-administrativo, aluno, fundação de apoio ou prestador de serviço) no âmbito da Universidade que faça a denúncia junto à Comep, no sentido de dar procedimentos com posterior apuração. Nesse aspecto, o docente acredita que a partir daí o envolvido terá sua falta corrigida, solucionando o fato, alinhando essa ação com os objetivos da Comissão.

“Isso permitirá melhorar as relações éticas de prestações de serviços que têm um fim público”, afirmou Adriano Ferreira.

Confira a atual composição da Comep:

Adriano Fernandes Ferreira– 1º Titular – Presidente
Lenise Socorro Benarrós de Mesquita– Suplente