Página inicial > Notícias > Professores e pesquisadores de Antropologia da Ufam participam de evento internacional na Colômbia

Acessos: 1416

A Ufam esteve presente na XIV Conferência Bienal SALSA 2023 com 20 pesquisadores. “Indígenas e Antropologia - experiências de formação e produção de conhecimentos” e “Experiencias universitarias y laborales de estudiantes indígenas en los países amazónicos” estão entre os trabalhos apresentados pelos professores da Ufam durante o evento

Editado por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Texto e imagens: PPGAS/Ufam

Professores, pesquisadores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas participaram, em Letícia, na Colômbia, entre os dias 27 e 30 de julho, da XIV Conferência Bienal SALSA 2023 - A Tríplice Fronteira Amazónica, evento internacional da Sociedade para a Antropologia das Terras Baixas da América do Sul.

Organização

O evento foi co-organizado pela Universidade Nacional da Colômbia (UNAL),  Universidad Nacional de La Amazonia Peruana (UNAP) e pela  Universidade Federal do Amazonas – tendo a presença dos professores Carlos Dias Jr, Gilton Mendes dos Santos e Thiago Cardoso na comissão organizadora.

Antropologia: múltiplas perspectivas

O evento contou, ainda, com a presença de renomados pesquisadores da América do Sul, Europa e EUA, e com a participação expressiva de antropólogos, intelectuais e ativistas indígenas, beiradeiros e quilombolas.

Tendo como tema "Visões e Futuros: a Amazônia a partir das Raízes", o evento criou espaços para a reflexão sobre a Antropologia em suas múltiplas perspectivas e contribuições no mundo atual.

Ufam no evento

A Ufam esteve presente com 20 pesquisadores, ocupando diversos espaços, na organização de painéis, na apresentação de trabalhos, em lançamento de livro e na conferência magistral.

Os professores e pesquisadores do PPG em Antropologia Social também estiveram presentes em diversos eventos especiais. A professora Flávia Melo apresentou trabalho no painel “Reflexiones sobre lo que hacemos y denominamos colaboración”. As doutorandas Helena Schiel, Luclécia Cristina Morais da Silva, Cynthia Cárdenas Palacios e Ítala Nepomuceno apresentaram suas pesquisas, respectivamente, nos painéis “Las formas amazónicas de la autonomía: participación política, territorio y Estado en las tierras bajas”, “ Resistance and Collaboration”, “Experiencias universitarias y laborales de estudiantes indígenas en los países amazónicos” e “Articulando Estado, Antropologia, ambiente e natureza em territórios quilombolas, beiradeiros e ribeirinhos”.

Outros painéis foram organizados por professores da Ufam, como o “Sobre o Ressurgimentos de paisagens: pensando com outros que humanos”, coordenado por Thiago Cardoso, com apresentações dos doutorandos Carlos Calenti, José Carlos Piratapuia e Flávio Kotiria.

O painel “Criatividades indígenas na composição de corpos-territórios e diferenças de gênero”, foi coordenado pela pós-doutoranda Melissa Oliveira, enquanto o evento especial “Som e propriedade” foi coordenado pela professora Deise Montardo, que contou com apresentações dos egressos Perpétua Pereira Cerqueira (Kokama) e Agenor Vasconcelos Neto.

Destaque do evento, o painel “Indígenas e Antropologia - experiências de formação e produção de conhecimentos” foi coordenado pelo pós-doutorando João Paulo Tukano e pelo professor Gilton Mendes dos Santos, contando com a apresentação das pesquisas das/os pesquisadoras/es indígenas do PPGAS, Rosijane Fernandes Moura (Tukano), Jaime Diakara Fernandes (Desana), Justino Sarmento (Tuyuka), Silvio Bará.

Lançamento de livro e Diálogo magistral

Durante o evento foi realizado o lançamento do livro “A festa das frutas’: uma abordagem antropológica das cerimônias rituais entre os Utãpinopona (Tuyuka) do alto rio Negro”, de autoria de Justino Sarmento Rezende. O livro foi fruto de sua tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Antropologia.

No encerramento do evento, houve a apresentação do Diálogo magistral entre João Paulo Barreto (Tukano) e a professora Tânia Stolze, com o tema “Otras antropologías y sus retos cosmopolíticos”.

Apoios institucionais

A participação da comunidade acadêmica do PPGAS teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam/Humanitas) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/Ufam).