Página inicial > Notícias > Docentes da Ufam participam de evento que integra a programação da Cúpula da Amazônia, em Belém

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

As professoras Marinete Mota e Taciana Coutinho, respectivamente diretora e pesquisadora do Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant, participam nos dias 4, 5 e 6 de agosto, dos Diálogos Amazônicos, evento organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com o intuito de discutir a realidade local bem como apresentar propostas para o desenvolvimento da região com foco na preservação ambiental. A atividade integra a programação da Cúpula da Amazônia e ocorre em Belém (PA), no Hangar Centro de Convenções. Professores de outras unidades acadêmicas, a exemplo do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) também têm representantes no encontro.

Ambas as docentes serão debatedoras no painel “Bioeconomia e Inovação Tecnolǵica na Fronteira do Amazonas”, no dia 4 de agosto, das 8h às 10h, na Superintendência do Patrimônio da União. “A gente vai discutir atividades de pesquisa na faixa de fronteira do Amazonas, junto com o governo do Estado, quais são as iniciativas e o que se tem feito nessa região”, expôs a professora Taciana Coutinho, coordenadora do projeto Parque Científico e Tecnológico. Ela participa ainda, no dia 06, do painel “Fronteiras Panamazônicas”, das 14h às 16h.

Nos dias 3 e 4 de agosto, será realizado o Fórum das Cidades Amazônicas, em Belém, também compondo a agenda da pré-Cúpula, com participação da diretora do INC. “Vou participar amanhã dia 4 na mesa temática: Apresentação de iniciativas para o desenvolvimento e promoção de ações futuras do Fórum das Cidades Amazônicas”, informa a professora Marinete. “Estarei abordando acerca  dos movimentos sobre a Universidade  Federal Transamazônica do Alto Solimões (UPAS), como um projeto de integração na  Amazônia na microrregião do Alto Solimões”, completou.

Diálogos Amazônicos

Os Diálogos Amazônicos foram pensados como um conjunto de iniciativas da sociedade civil organizada com o objetivo de pautar a formulação de novas estratégias para a região. Envolvem, desde a sua organização, representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais, do Brasil e demais países amazônicos.

O evento integrará a programação da Cúpula da Amazônia, que se estenderá até 9 de agosto na capital paraense, e seus resultados serão apresentados por representantes da sociedade civil aos líderes reunidos na Cúpula.

As atividades serão divididas entre plenárias (organizadas pelo Governo Federal, com ampla participação social) e atividades auto-organizadas por entidades da sociedade civil, academia, centros de pesquisa e agências governamentais.

Para mais informações, visite a página oficial do evento