Página inicial > Notícias > Estudantes e professores de universidade chinesa são recepcionados no gabinete do reitor

Por Juscelino Simões

Ascom Ufam

Fotos: Juscelino Simões.

Estudantes da Universidade de Tsinghua de Pequim, na China, realizaram uma visita nesta sexta-feira, 28, no campus da Universidade Federal do Amazonas para conhecer o funcionamento, desenvolvimento de pesquisas, projetos, atividades, relações nacionais e internacionais, entre outras, da Ufam.

Os estudantes e professores chineses da equipe de Prática Estudantil no Exterior ‘TanYuanShengLi’ sob a orientação do Centro de Desenvolvimento de Competência Global da Universidade de Tsinghua foram recepcionados no gabinete do reitor da Ufam, nesta manhã de sexta-feira, dia 28, no setor Norte do Campus Universitário. Professores, pró-reitores e técnicos receberam a equipe chinesa e realizaram apresentações dos cursos de graduação, de pós-graduação, projetos de diversas áreas, entre outras.

O chefe do gabinete da reitoria da Ufam, professor Almir Liberato, coordenou a recepção aos estudantes e professores chineses, e contou com a participação dos pró-reitores Almir Menezes (Proext), Adriana Malheiro (Propesp) e Jamal Chaar (Protec). Os professores Hélder Cruz (Engenharia Elétrica/FT/Ufam), Edjard de Souza Mota e Edjair de Souza Mota (Icomp/Ufam), Nelson Kuwahara (Departamento Design e Expressão Gráfica/FT/Ufam), Marcelo Gordo (ICB/Ufam) e Luiz Guilherme Marques (Técnico-Administrativo em Educação/Programador Visual do Departamento de Design e Expressão Gráfica/FT/Ufam) proferiram apresentações.

A equipe de Prática Estudantil no Exterior ‘TanYuanShengLi’ sob a orientação do Centro de Desenvolvimento de Competência Global da Universidade de Tsinghua, que é uma conceituada universidade de pesquisa em Pequim, China, visita o Brasil nos meses de julho e agosto, e uma das cidades de interesse é Manaus.  A equipe é composta por 10 pessoas entre professores e alunos de oito departamentos, incluindo o Xinya College, School of Environment.

A viagem da equipe tem como foco conhecer o Brasil e explorar a caracterização das mudanças climáticas e mudança da biodiversidade na América Latina. Uma pesquisa aprofundada sobre paisagens naturais como florestas tropicais, lagoas e baías, e visitar instituições, embaixadas, organizações internacionais, empresas financiadas pela China e outras entidades é foco principal da visita.

Por meio de visitas in loco, os participantes obterão uma compreensão mais profunda das questões de mudanças climáticas e biodiversidade por meio de investigações de campo, estimulando seu pensamento sobre mudanças ambientais na América Latina, estratégias de resposta e cooperação internacional. Isso aumenta ainda mais sua competência global e aprofundar sua compreensão sobre a iniciativa de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade por meio da imersão cultural e da comunicação aprofundada.