Página inicial > Notícias > Ministro da Educação participa de Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes

Acessos: 1312

Reitor Sylvio Puga participa do evento, que iniciou nesta quinta-feira, 27 e se estende até sexta-feira, 28 de julho

A Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes que acontece Universidade Federal do Paraná (UFPR), teve hoje, 27 de julho, a participação do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana e da secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, acompanha a agenda que se estende até esta sexta-feira, 28.

Durante a participação do ministro, as considerações versaram sobre a atualização das pautas vigentes em torno do orçamento e planejamento das universidades públicas de todo País.

"O momento é de construção. O MEC está de portas abertas para as gestoras e gestores das universidades de todo País, porque entendemos que é nessas instituições que continuaremos desenvolvimento soluções emergentes. Estamos trabalhando em todas as frentes pra que as demandas das senhoras e dos senhores sejam encaminhadas e venham ao encontro do que suas instituições necessitam", disse o ministro.

Para o reitor Sylvio Puga, "oportunidades que viabilizam o alinhamento das agendas das administrações universitárias, com a da Andifes e do Ministério Educação, convergem para um compromisso prioritário que é o de prover a manutenção e fortalecimento das universidades em prol da comunidade", salientou.

Extensão

Neste primeiro dia, muito se falou também das ações institucionalizadas de extensão, um dos tripés de atuação das universidades, integrado ainda por ensino e pesquisa.

Um painel apresentado pelo Colégio de Pró-reitores de Extensão das IFES (Coex) traçou um raio-x das ações de extensão das IFES, trazendo números, cenários e prognósticos.

Texto: Carla Santos
Fotos: Willyam de Assis Junior e Carla Santos