Página inicial > Notícias > Reitor da Ufam participa do ato de assinatura do contrato de gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA)

Acessos: 1906

Fonte do texto: página da Suframa.

Vídeo: Blog RealTime1

Novo modelo de negócios permitirá avanços ao CBA e à bioeconomia na Amazônia.

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, participou na última terça-feira, 25, da reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), como também do ato de assinatura do contrato de gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) pelo vice-presidente da república e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, na sede da autarquia.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e o diretor-executivo da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), Elias Moraes de Araújo, assinaram na manhã de terça-feira, 25, previamente a 310ª Reunião do Conselho de Administração da Suframa (CAS), na sede da Autarquia, o contrato de gestão do novo Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA). O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, participou do ato solene.

A solenidade da assinatura foi acompanhada pelo ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, pelo vice-governador de Roraima, Edilson Damião, pelo prefeito de Manaus (AM), David Almeida, pelo prefeito de Boa Vista (RR), Arthur Henrique Machado, pelos senadores Omar Aziz (PSD-AM) e Chico Rodrigues (PSB-RR) e pelos deputados federais Amom Mandel (Cidadania-AM), Silas Câmara (Republicanos-AM) e Sidney Leite (PSD-AM), entre outras autoridades, empresários, parlamentares e representantes de entidades de classe.

A partir de agora, oficialmente, o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) será gerido na forma de uma Organização Social (OS) administrada por um consórcio formado por instituições sem fins lucrativos - a FUEA, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP). Com isso, o Centro poderá fortalecer a capacidade orçamentária e estrutural e impulsionar a missão de desenvolver tecnologias e novos negócios a partir do aproveitamento sustentável dos recursos naturais da Amazônia, atuando de forma integrada com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), incubadoras, aceleradoras e empresas de base tecnológica na execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na região.

Após a assinatura do contrato de gestão durante a Reunião do CAS, o reitor da Ufam, juntamente com a comitiva de conselheiros do CBA, fizeram uma visita ao Centro para conhecer a estrutura da instituição, verificar como o CBA pode atuar para estimular o ecossistema de bioeconomia na região, atraindo investimentos, parceiros institucionais e integrando com os atores locais, nacionais e internacionais.

Vídeo do evento.