Página inicial > Notícias > Professora da Universidade de Turku (Filândia) realiza palestra e oficina ‘Amazônia 2040’ que acontece nos dias 18 e 19 de julho. Inscrições abertas

Acessos: 1027

A professora Marianna B Ferreira-Aulu, da Universidade de Turku (Filândia) realiza palestra e oficina ‘Amazônia 2040: criando cenários futuros de forma colaborativa para fortalecer planos de ação em unidades de conservação no Baixo Rio Negro’, nos dias 18/07, das 10 às 11h e 19/07, das 9h às 16h, respectivamente, no auditório Vitória Régia, Setor Sul do Campus Universitário.

Acesse link de inscrição: www.even3.com.br/amazonia2040.

De acordo com a palestrante, o principal objetivo da palestra é estabelecer diferentes formas de imaginar futuros estruturados, visando fortalecer a resiliência do que nos é de valor.

A metodologia utilizada será desenvolver cenários futuros participativos, baseados no contexto do conselho do Mosaico de Unidades de Conservação do Baixo Rio Negro (MBRN), no estado do Amazonas. Para a palestrante que o denominou de ‘Mosaico’, é um estudo de caso em que pode-se imaginar futuros prováveis, e em contrapartida, alternativas mais desejáveis.

Partindo dessa premissa, a pesquisadora acredita que o intuito de elaborar cenários não é obter previsões do que inevitavelmente vai acontecer, mas  visualizar trajetórias alternativas de futuros possíveis.

“A partir de oficinas realizadas na Ufam, com professores e pesquisadores de Manaus, e na Fundação Vitória Amazônica (FVA), com o conselho do Mosaico, quero compreender como atores da região imaginam futuros, e como esses imaginários influenciam o planejamento estratégico do mosaico de unidades de conservação”, completou a palestrante.

Nesse sentido, o principal objetivo da oficina é proporcionar ao conselho um espaço para imaginar uma multiplicidade de futuros, e dar início a planejamentos de projetos e ações concretas que possibilitem futuros desejáveis a se concretizar.

A pesquisadora afirma que a oficina é o resultado de práticas e aprendizados de mais de 10 anos e que está filiada ao centro de pesquisa de futuros da Finlândia (Finland Futures Research Centre), e ao grupo de pesquisas amazônicas Universidade de Turku (Amazon Research Team - UTU) .

Sobre a palestrante

Marianna B. Ferreira-Aulu vive na Finlândia desde 2004. Fez sua graduação em Ciências Sociais na Universidade de Tampere, especializando-se em Comunicação Intercultural, e seu mestrado  em Estudos de futuros na Universidade de Turku, especializando-se em desenvolvimento sustentável.

Trabalha como pesquisadora de projetos no Departamento de Pesquisas de Futuros da Finlândia (Finland Futuros Research Center), e ministra aulas no curso de mestrado no mesmo departamento. Há 8 anos faz parte do Grupo de Estudos da Amazônia da Universidade de Turku (Amazon Research Team). Escreveu sua dissertação sobre Belo Monte, desenvolvendo cenários futuros para os povos da Volta Grande do Xingu. Agora, em seu doutorado, explora cenários futuros para o Mosaico do Baixo Rio Negro e visa colaborar com o Conselho do Mosaico para o desenvolvimento de planos estratégicos.