Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Progesp realiza primeira reunião do Grupo de Trabalho para Estudo do Dimensionamento da Força de Trabalho na Ufam
Início do conteúdo da página

Progesp realiza primeira reunião do Grupo de Trabalho para Estudo do Dimensionamento da Força de Trabalho na Ufam

Acessos: 859

No dia 23 de junho de 2023, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) realizou a primeira reunião do Grupo de Trabalho para Estudo do Dimensionamento da Força de Trabalho (DFT) na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Durante o encontro, foram apresentados pelo gerente do projeto, o servidor Gutemberg Sousa dos Santos, Administrador do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) da Progesp, os primeiros estudos sobre o modelo referencial de DFT desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que inclui o modelo referencial de DFT e o Sistema de Dimensionamento de Pessoas (SISDIP). 

O modelo referencial é constituído por duas metodologias: a típica e a atípica. A metodologia típica é aplicada em mais de 99% dos casos e possibilita a mensuração da produtividade da unidade por meio das entregas resultantes dos processos de trabalho. Já a metodologia atípica é utilizada de maneira excepcional, em situações em que a produtividade não pode ser avaliada pelas entregas resultantes dos processos de trabalho, sendo baseada exclusivamente em parâmetros individuais de produtividade. 

O grupo de trabalho que envolve servidores do Departamento de Assistência Estudantil (DAEST) e do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) foi instituído por meio da portaria GR nº 1175, publicada em 20 de junho de 2023. A implementação do Dimensionamento de Pessoal está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ufam 2016-2025, especificamente no Vetor 6.

O objetivo do Grupo de Trabalho é viabilizar a implementação da metodologia na Universidade Federal do Amazonas nos próximos anos, permitindo que as unidades utilizem o dimensionamento como prática contínua e base para suas decisões estratégicas de gestão de pessoas no âmbito institucional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página