Página inicial > Notícias > Ufam comemora Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

Ufam comemora Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

Acessos: 1034

“Destaco o aumento do número de alunos de iniciação científica e o aumento das notas de programas de pós-graduação, na última avaliação quadrienal da Capes, e a aprovação de 4 novos mestrados e 3 doutorados como os grandes avanços da Propesp/ Ufam. Temos ainda a perspectiva de ter aprovadas, ainda este ano, mais 8 propostas de cursos novos, que seguem em avaliação pela Capes”, ressaltou, durante a abertura do evento, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação em exercício, professora Adriana Malheiro.

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) comemora, durante esta sexta-feira, 7, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, comemorado, anualmente, no dia 8 de julho, data que remete à fundação da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência ( SBPC).

A programação, que tem como objetivo destacar a importância da pesquisa científica e homenagear os pesquisadores que se dedicam à busca pelo conhecimento, foi organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp/Ufam) e inclui palestras e cerimônia de premiações para incentivar o espírito científico e o desenvolvimento de talentos.

Avanços e perspectivas

Aumento do número de alunos de iniciação científica, aumento das notas de programas de pós-graduação, com cerca de 70% dos programas com nota 3 passando para o conceito 4, na última avaliação quadrienal da Capes e a aprovação, na avaliação parcial das propostas de cursos, de sete novos cursos, sendo 4 mestrados e 3 doutorados foram considerados os principais avanços da pós-graduação da Ufam pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação em exercício, professora Adriana Malheiro Alle Marie. Ela também destacou as perspectivas para a pós-graduação da Universidade. “Esperamos aprovar, ainda este ano, mais 8 propostas de cursos novos, que estão em avaliação pela Capes, como o doutorado em Psicologia, o mestrado na área de Educomunicação, no município de Parintins, o doutorado em Ciências Florestais, entre outros. Também investimos no avanço da interiorização e na formação de recursos humanos internos de nossos servidores. Quanto a isso, temos a grande perspectiva de aumentar, em torno de 30%, o número de mestres e doutores, entre docentes e TAE’s, em nossa Instituição”, ressaltou a gestora.

Inovação na Ufam: oportunidades

O pró-reitor de Inovação tecnológica, Jamal Chaar, proferiu a palestra de abertura do evento, intitulada “Projetos PD & I e a Política de Inovação da Ufam: avanços e oportunidades”. “Hoje temos 24 projetos de PD&I hoje registrados na Protec e pretendemos elevar muito esse número até o final do ano. Para tanto, não conseguimos trabalhar sem as parcerias. Temos parceria com o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), com o Inpa, UEA e trabalhamos com taxa de sucesso. Quanto à política de Inovação da Universidade, adotamos o modelo fragmentado, no qual temos uma resolução mãe, permite a inversão de temas para regulamentação, com foco nos temas como transparência máxima quanto aos recursos captados, empreendedorismo inovador e maior segurança jurídica nos  assuntos de inovação tecnológica com os quais trabalhamos”, destacou o pró-reitor.

Mesa de honra

Além da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação e do pró-reitor de Inovação Tecnológica, compuseram a mesa de honra a diretora do Departamento de Projetos Institucionais, professora Maria Rita Santos da Silva, e o professor Edgar Sanches, diretor de Pesquisa da Propesp e organizador do evento. “Quero agradecer a presença de todos vocês aqui presentes hoje e aos palestrantes que se prontificaram, imediatamente, a compartilhar seus conhecimentos neste evento. Precisamos enaltecer a ciência, principalmente, após uma fase em que ela foi desacreditada.Espero que esse evento se torne uma das nossas marcas e só se fortaleça com o tempo”, declarou o organizador.

Acredito que quando se pensou nessa data importante para o pesquisador foi para expressar o quanto é importante o avanço da ciência e da tecnologia. Quero destacar também que sentimos falta da professora Selma Baçal, nossa pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, que está em processo de recuperação. Espero que em breve ela esteja de volta, pois é uma guerreira em fazer a pesquisa e a pós-graduação da Ufam avançar, para que, dessa forma, faça  a diferença na vida de tantas pessoas”, declarou a professora Maria Rita Santos da Silva.

Menção honrosa

Os pronunciamentos dos componentes da mesa de honra foram seguidos da Menção Honrosa aos professores que compõem a coordenação de área de avaliação da Capes. Foram homenageados os professores Altigran Soares, da área de Ciências da Computação, a professora Kátia Viana Cavalcante, da área de Ciências do Ambiente; a professora Patrícia Melo, da área de História e a professora Hamida Assunção, da área de Serviço Social. “Gostaria de compartilhar com os colegas pesquisadores e pesquisadoras minha alegria e meu orgulho institucional de ver nossa Ufam com a presença expressiva de 4 coordenadores de área nesse quadriênio na Capes. Esse reconhecimento nacional é animador e merece ser celebrado por todos e todas. Agradeço à Propesp por mais essa expressão de reconhecimento do nosso trabalho na Capes”, declarou a professora Patrícia Melo.

Programação

À tarde, a programação segue com mais palestras, entre elas “Saúde mental e Processos de Resiliência na Pós-graduação”, a ser proferida pela professora Gisele Resende, da Faculdade de Psicologia (Fapsi/Ufam), e a Cerimônia de Premiação e Encerramento.

Confira a programação completa.