Página inicial > Notícias > Departamento e Programa de Pós-Graduação em Geografia recebem visita do professor Sergio Claudino, da Universidade de Lisboa

Acessos: 1303

O pesquisador do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa esteve na Ufam, na última sexta-feira, 30, para tratar sobre o Projeto Nós Propomos! _
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Com informações do Departamento de Geografia/Ufam

O Departamento e o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas (Degeog/PPGG/Ufam), receberam, no último dia 30 de junho de 2023, a visita do professor Sergio Claudino, da Universidade de Lisboa e pesquisador do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-ULisboa) para tratar sobre o Projeto Nós Propomos!

O projeto, apresentado pelo professor na sala de audiovisual do Departamento de Geografia, foi acompanhado pela coordenadora geral de apoio à Pós-Graduação, professora Maria do Carmo Costa Silva, representando a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/Ufam), pelo chefe em exercício do Departamento de Geografia, professor Rogério Ribeiro Marinho, pela coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, professora Mircia Ribeiro Fortes, pelas professoras Amélia Regina Batista Nogueira e Paola Verri de Santana, pelo professor Thiago Oliveira Neto e pelos discentes de doutorado Dilson Gomes Nascimento e de mestrado Bruno Sarkis Vidal.

Sobre o projeto

O projeto “Nós Propomos – Cidadania e Inovação na Educação Geográfica” tem o objetivo de promover uma efetiva cidadania territorial local, no âmbito da disciplina de Geografia e mobiliza escolas do ensino básico, estudantes e professores de Geografia do Ensino Fundamental e Médio.

“O Projeto mobiliza o Estudo de Caso para a identificação de problemas locais e a apresentação de propostas de resolução pelos alunos”, afirma a professora Mircia Fortes.
Possibilidades de internacionalização do PPGG

A atividade consiste em uma grande oportunidade para estabelecer trocas acadêmicas e reforçar o papel do curso de licenciatura em Geografia. Além disso, a parceria pode resultar em possibilidades de intercâmbio com internacionalização do programa e das pesquisas acadêmicas.