Página inicial > Notícias > Proadm promove capacitação do Sistema Integrado de Gestão Patrimonial

Proadm promove capacitação do Sistema Integrado de Gestão Patrimonial

Acessos: 1217

A Pró-Reitoria de Administração e Finanças (Proadm), através do Departamento de Material (Demat), promoveu entre os dias 27 e 30 de junho o curso de capacitação do Sistema Integrado de Gestão Patrimonial (SIADS). Conforme o Decreto Nº 4378/2022, do Ministério da Economia, o prazo final para implantação do sistema no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e das empresas públicas dependentes do Poder Executivo federal foi até 01 de julho de 2023.

O evento contou com a participação de agentes patrimoniais dos diversos campi da Universidade: ISB/Coari, ICSEZ/Parintins, ICET/Itacoatiara, IAA/Humaitá, INC/Benjamin Constant, além de representantes das Coordenações de Compras/Demat, de Almoxarifado/Demat, do Patrimônio/Demat, do Ctic e de diversas outras diretorias do Campus Manaus.

A Pró-Reitora, Ângela Bulbol, durante sua presença no evento, destacou a importância de os servidores estarem em prontidão para atender às mudanças implementadas pelo Governo Federal, da inovação necessária no uso de novas ferramentas, e do desafio que é estar em aprendizagem contínua com objetivo de praticar uma gestão mais eficiente e efetiva.

O Diretor do Demat, Stanley Soares, destacou o ganho que a Universidade terá com a implementação do sistema. Afirmou que o Siads possui interoperabilidade com o Sistema Integrado de Administração Financeira - Siafi, e que isso permitirá uma gestão mais efetiva dos bens patrimoniais da Universidade, uma vez que a tecnologia permitirá atribuir responsabilidade mais efetiva da gestão dos bens por parte dos coordenadores, diretores e professores, e que, inclusive, a depreciação dos bens da instituição será calculada ano a ano de forma automática pelo sistema, permitindo um controle de inventário e de financeiro efetivo por parte da contabilidade do Departamento Financeiro (Defin).

O curso foi realizado entre os dias 27 e 30 de junho, e, nesse período, o sistema foi efetivamente implantado na Instituição, fazendo que a Universidade cumprisse o prazo exigido pela legislação. O Departamento de Material, em parceria com o Departamento Financeiro, implementará uma comissão permanente para auxiliar as diversas unidades da Ufam na transição e atualização dos dados para o novo sistema.