Página inicial > Notícias > Reitor participa da solenidade de abertura do XI Congresso da União Estadual dos Estudantes

Acessos: 1786

Educação 4.0 na Amazônia é o tema desta décima primeira edição. Políticas de permanência e assistência estudantil nas instituições públicas do Amazonas, produção cultural universitária e empresas juniores nas universidades estão entre os temas a serem discutidos durante o Congresso

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, participou, na noite desta sexta-feira, 23, da solenidade de abertura do XI Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE).

Amazônia - Educação 4.0

O evento, que tem como tema a Educação 4.0 na Amazônia, será realizado até este sábado, 24, com uma programação que envolve a mesa de debate “Edu tech na Amazônia: perspectivas da educação na Revolução Industrial 4.0”; o ato de homenagem “Mulheres no Movimento Estudantil: fortalecendo a luta feminista na educação”, homenagem ao fundador da UEE, Júlio Salas, além de intervenções culturais e da realização do Festival Universitário.

Aposta na ciência e nos estudantes

Durante seu pronunciamento na abertura do Congresso, o reitor destacou os investimentos da Ufam nas demandas estudantis. “Quando assumi a reitoria da Ufam, tínhamos cerca de 40 bolsas de iniciação científica. Juntamente com a nossa pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação, professora Selma Baçal, decidi que iríamos disponibilizar 560 bolsas de iniciação científica e desejo fazer esse reconhecimento público a nossa pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, por seu engajamento para fortalecer a iniciação científica, demonstrando que a Ufam acredita nos seus estudantes e no movimento estudantil. Aplausos para a professora Selma Baçal”,  solicitou o reitor, ao concluir seu discurso.

Alimentação é dignidade

A diretora do Departamento de Assistência Estudantil, professora Karime Bentes, ressaltou que, aproximadamente, 70% do orçamento do Daest é investido na qualidade da alimentação servida nos restaurantes universitários da Ufam. “A alimentação é uma prioridade para nós. A maior parte do orçamento do Daest é destinado à qualidade da alimentação servida nos nossos restaurantes universitários, porque acreditamos que alimento é dignidade, mas também temos outras conquistas como a inauguração da nossa residência universitária, que será em breve, conquistas que demonstram que o Daest sempre esteve, está e estará ao lado dos estudantes”.

Eleição UEE e Passe Livre

A presidente da União Estadual dos Estudantes, Raiane Alencar, anunciou que, durante o Congresso, haverá a eleição da nova direção da UEE AM para o próximo biênio e o lançamento da jornada de lutas em defesa do passe livre para os estudantes de graduação e pós-graduação. “É uma honra e uma emoção estar aqui neste momento após dois anos de gestão. Ingressamos em um momento de pandemia, no qual não sabíamos como iríamos lutar por nossas demandas, momento em que aprendemos a fazer o enfrentamento através das redes sociais virtuais, pelo WhatsApp, sempre na luta pela defesa da Democracia e da vida. Estivemos engajados em grandes atos de solidariedade e, a partir de agora, o Passe livre pra geral será a grande luta da UEE, em conjunto com todos os coletivos estudantis. Entrego esta gestão com inúmeras conquistas. Fico feliz por ver esse auditório lotado para acompanhar essas pautas tão extensas como a do passe livre e a educação 4.0 na Amazônia”, discursou.

Mesa de honra

Além do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga; da diretora do departamento de Assuntos Estudantis, professora Karime Bentes, e da presidente da União Estadual dos Estudantes, Raiane Alencar, compuseram a mesa de honra da solenidade de abertura do XI CONUEE, a presidente da União Nacional dos Estudantes, Bruna Brelaz; a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (IPHAN), Beatriz Calheiro; a coordenadora do Manifesta, Álex Sousa; a presidente da União de Negros pela Igualdade (Uninegro), Michele Andrews; a presidente do PC do B, Lúcia Antony; a coordenadora da União Brasileira de Mulheres, Magali Rocha; a secretária da UEE, Ana Vitória e a secretária nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores, Anne Moura.

Ato político e intervenção artística

Após os pronunciamentos dos integrantes da mesa de honra do XI CONUEE, foi realizada uma sessão de homenagens e a intervenção artística do Movimento Indígena.

Demandas estudantis

O graduando em Enfermagem, Joaquin Hermínio Cruz Marubo, elenca os debates que considera mais interessantes na programação do Congresso. “O assunto mais interessante para mim, na programação, é o debate sobre as mensalidades caras que pagamos na universidade privada. Estudo Enfermagem em uma universidade particular e quero ficar atualizado também em relação às lutas estudantis quanto ao passe livre para graduandos e pós-graduandos, pois é muito caro pagar a faculdade, aluguel e o transporte coletivo simultaneamente”, afirmou o estudante.

Festival Universitário

A programação do XI CONUEE encerra com a realização do Festival Universitário, a partir das 18h deste sábado, 24. Confira a programação:

Confira mais fotos do evento na galeria abaixo: