Página inicial > Notícias > Seminário comemora 33 anos do ECA

Seminário comemora 33 anos do ECA

Por Juscelino Simões

O Programa Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente, vinculado ao curso de Serviço Social, e financiado pela Fapeam, realizou nesta quinta-feira, 22, a abertura do ‘I Seminário Estadual dos Direitos das Criança e do Adolescente -  Estatuto da Criança e do Adolescente 33 anos: mudanças e desafios futuros’.

A diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), docente Iraildes Caldas, representou o reitor da Ufam no evento, presidiu a mesa de honra de abertura e contou com a participação da representante de todas as crianças e adolescentes do estado do Amazonas, Ana Júlia Gomes Góes, a representante da Fapeam, diretora do Departamento de Acompanhamento e Avaliação (DEAC) da Fapeam, Ana Cláudia Maquiné Dutra, a representante do Departamento de Serviço Social da Ufam, professora Cristiane Bonfim Fernandes, a representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, professora Alcione Reis.

O Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente ratifica a necessidade de discutir os avanços e desafios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por meio do Seminário Estadual dos Direitos das crianças e dos adolescentes: 33 anos do ECA, mudanças e desafios futuros’, com a finalidade de comemorar e reivindicar a defesa intransigente em favor da infância no Amazonas.

O evento reuniu estudantes, pesquisadores e profissionais da rede de proteção à criança e adolescente do Amazonas. Na programação constam minicursos, mesas-redondas, salas temáticas e apresentação de trabalhos durante os dois dias do Seminário (22 e 23). O evento foi financiado pela Fapeam (edital nº 002/2022).

A professora Iraildes Caldas afirmou que a Ufam é uma das Instituições que tem abraçando a causa da criança e do adolescente. “Eu queria dizer que a Ufam é uma das Instituições que tem abraçado a causa da criança e do adolescente por meio do envolvimento de professores e professoras de diversas áreas que atuam em várias frentes”, destacou.

A coordenadora do evento, professora do Departamento de Serviço Social da Ufam, Ellen Bastos, ressaltou que o principal objetivo do evento é comemorar os 33 anos do ECA. “O principal objetivo de realizar o evento é comemorar os 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Além de comemorar também fazer um movimento para que a sociedade entenda a responsabilidade que nós temos com relação aos direitos e as políticas que precisam ser efetivadas na vida das crianças e adolescentes no estado do Amazonas”, disse.