Página inicial > Notícias > Curso de Jornalismo da FIC/Ufam vence em duas categorias do Prêmio Expocom Norte 2023, na UFRR

Texto enviado pela turma de Jornalismo

O curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) foi vencedor de dois prêmios na Expocom 2023 – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, realizada na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. A entrega dos prêmios foi realizada na sexta-feira, 16, em Boa Vista, Roraima.

Sob a orientação da professora do curso de Jornalismo da Ufam,  Cristiane Barbosa, as egressas do curso, Ana Beatriz Braga e Bruna Martins, ganharam na categoria Livro-reportagem com a obra "Te ouço ecoar: registros contemporâneos pela causa indígena na Amazônia".

Já a aluna-líder, Ana Clara Aguiar (6° período), recebeu o prêmio na categoria reportagem - jornalismo impresso (avulso), com a matéria "A linha tênue entre a exaltação e ameaça ao etnoturismo na Amazônia". Ela representou uma equipe de alunos que desenvolveu a reportagem em uma disciplina da Faculdade. A matéria e o livro também ganharam prêmios no Expojor.

“Sem dúvida é uma grande satisfação poder retomarmos a tradição do curso de Jornalismo da Ufam em apresentar produtos experimentais de alta performance em mostras e eventos desta natureza. Demonstra o alto nível de qualidade de ensino gratuito oferecido por nossa Instituição”, afirmou a professora Cristiane Barbosa, orientadora de todos os produtos enviados para esta edição do Expocom.

Além desses produtos, o curso de Jornalismo também apresentou o projeto de extensão Portal da Ciência pela aluna-líder Thalita Eduarda (6° período), durante o Expocom Norte. Todos os produtos foram orientados pela  Cristiane Barbosa.

Agora, as alunas irão se preparar para a etapa nacional do prêmio realizado durante o Congresso das Ciências da Comunicação (Intercom Nacional), a ser realizado em setembro, na PUC- MG.

Sobre o Expocom

Realizado no âmbito do Congresso Intercom Norte, os trabalhos participantes devem, obrigatoriamente, ser realizados sob orientação e/ou supervisão de um ou mais docentes, dentro do espaço acadêmico da Instituição de Ensino Superior (IES), e se inserir no âmbito de uma ou mais disciplinas acadêmicas da estrutura curricular do curso de graduação. O Expocom também tem a etapa nacional para os trabalhos premiados em âmbito regional.