Página inicial > Notícias > Professor José Luiz de Souza Pio e professora Marilene Corrêa ocupam cargos na nova diretoria da SBPC

Acessos: 1942

Resultado da eleição on-line que reconduziu o professor titular da USP Renato Janine Ribeiro para a presidência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e os respectivos membros da diretoria, de parte do Conselho e de secretarias regionais, foi divulgado nesta quarta-feira, 20

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações da SBPC

O diretor do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas, professor José Luiz de Souza Pio e a docente do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS/Ufam), professora titular Marilene Corrêa da Silva Freitas, ocupam cargos, no biênio 2023-2025, na nova diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Biênio 2023-2025

O resultado da eleição que reconduziu o filósofo e professor titular da Universidade de São Paulo, Renato Janine Ribeiro, ao cargo de presidente da instituição, foi divulgado na tarde desta quarta-feira, 20.

Além do presidente, a professora Francilene Procópio Garcia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o professor titular do Instituto de Física da USP, Paulo Artaxo, foram eleitos vice-presidentes.

Ufam na SBPC

A partir da posse, a ser realizada no próximo mês de julho, a professora titular da Universidade Federal do Amazonas, Marilene Corrêa da Silva Freitas, passa a ocupar uma das três vagas da Secretaria da entidade. Ela obteve 1597 votos  durante a eleição. “Agradeço os votos confiados para compor a diretoria da entidade, como membro de sua secretaria. Sempre tenho levado a temática Amazônia para a SBPC. A inteligência do Brasil não pode ser completa se não inserir uma interlocução com as pessoas que produzem conhecimento na Amazônia, com as pessoas que fazem o processo da formação universitária, dos pesquisadores que estão vivendo as realidades das regiões brasileiras mais remotas”, afirmou professora Marilene.

"A minha presença no SBPC traz um compromisso enorme da SBPC com a  Amazônia, não só porque  reflito e pesquiso a Amazônia há muito tempo, como também em todas as dimensões de análise e de pesquisa sobre o Brasil.  Eu sempre pauto a  Amazônia. Amazônia na sua relação natureza e cultura, Amazônia na sua relação com a sociedade Brasileira, Amazônia e os dilemas do meio ambiente e do desenvolvimento. Amazônia que está profundamente enraizada no desenvolvimento capitalista mundial com nossa economia da Zona Franca, mas também é uma estratégia institucional de assegurar a empregabilidade de milhares de amazonenses.  Fora isso, eu diria que  Amazônia poderia ser um enorme laboratório científico do Brasil onde em todas as áreas e todos os campos do conhecimentos colocassem a sua expertise e a sua colaboração em prol das populações, das suas culturas, dos seus territórios, dos biomas e dos ecossistemas amazônicos, mas isso é uma meta longínqua, uma utopia,  enquanto ela não se realiza, nós lutamos no campo da ciência e no campo da política por uma Amazônia melhor.", destacou a professora Marilene.

O professor José Luiz de Souza Pio foi eleito para integrar o Conselho dos estados da Área A, que envolve Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. “Nossa participação no conselho da SBPC objetiva ampliar a participação do nosso Estado, das nossas Universidades e Instituições de pesquisa na SBPC, contribuindo  efetivamente para o avanço científico e tecnológico da nossa Região, promovendo a difusão da ciência, o avanço e o aperfeiçoamento de políticas e ações voltadas para  a educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação para a Amazônia”, afirmou o professor.

Confira o resultado completo da eleição no site da SBPC.

Posse no dia 27 de julho

Todos os eleitos serão empossados no dia 27 de julho, na Assembleia Geral Ordinária dos Sócios, que será realizada durante a 75 Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.