Página inicial > Notícias > Ufam recebe visita de reitor da Universidade de Aveiro de Portugal

Ufam recebe visita de reitor da Universidade de Aveiro de Portugal

Acessos: 1872

Gestor participa de evento internacional nascido da parceria Ufam e Universidade de Aveiro

Por Sandra Siqueira
Ascom Ufam

Em viagem ao Amazonas durante esta semana, o reitor da Universidade de Aveiro (Portugal), professor Paulo Jorge Ferreira, acompanhado dos professores Hidebrando Rodrigues (Icet/Ufam), João Lourenço Marques e Myriam Lopes, esteve na Ufam para uma visita de cortesia em razão da parceria existente entre as duas instituições. O trio foi recebido pela vice-reitora, professora Therezinha Fraxe, e pela professora Artemis Soares, da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii) na tarde de segunda-feira, 19, no gabinete da reitoria da Ufam.

O gestor português veio ao Estado para participar I Conferência Internacional de Políticas Públicas e Ciência de Dados do Amazonas, evento idealizado e organizado pelos professores Hidebrando Rodrigues (Ufam) e João Lourenço Marques (U. Aveiro), com o objetivo de debater políticas sociais e econômicas, ambientais e territoriais que marcam o contexto atual, além de promover o intercâmbio entre Amazonas e Portugal.

No encontro, a vice-reitora pôde conhecer como surgiu a parceria entre a Ufam, por meio do Icet, e a U. Aveiro, na área de ciências de dados e sociologia, que resultou na realização do evento internacional que acontece até sexta-feira, 23, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques. “O professor Hidebrando propõe à academia, à sociedade da ciência planetária, essa interconectividade, essa é a importância disso tudo, porque a ciência é global, o mundo é globalizado, queiramos ou não. Quando um professor nosso vai para o pós-doutorado e trás essa rede, nós, professor Sylvio Puga e eu, ficamos muito felizes e verificamos que a Ufam está conectada com o planeta e com o futuro”, expôs a professora Fraxe, ao se referir à rede de parceiros formalizada na manhã de segunda durante a Conferência Internacional, que envolve instituições nacionais e estrangeiras.

Pela primeira vez no Amazonas, o reitor da Universidade de Aveiro, professor Paulo Jorge Ferreira, falou sobre quão bem tem sido tratado por onde passa. “É a minha primeira vez aqui. E como eu disse no evento, apesar de já ter estado em muitos outros sítios do mundo e em muitos outros eventos, em nenhum outro eu me senti tão bem acolhido, em nenhum outro eu me senti tão em casa”, disse. “Acho que é uma rede que tem um potencial enorme. A ciência de dados está, mais do que comprovadamente, no centro das decisões e o apoio às decisões e às políticas públicas é uma das principais aplicações e eu espero que, através dessa rede, essa transferência de conhecimentos para decisão política e para as políticas públicas seja usada em benefício das populações e da ciência em geral. Já disse no evento que eu acho que se devia fazer política a pensar nas próximas gerações e não na próxima eleição e isso é fundamental se conseguirmos transferir conhecimento para a esfera de decisão política, eu fiquei muito satisfeito por ver que aqui havia sensibilidade para estas matérias”, comentou acerca da rede de pesquisa nascida da parceria entre Ufam e U. Aveiro.

Responsável por todo esse movimento, o professor Hidebrando Rodrigues, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet/Ufam), em Itacoatiara, atribui todo o êxito alcançado em razão da temática pertinente e importante no contexto atual. “Fomos apresentando o tema e as pessoas foram se entusiasmando, achando que o tema era adequado, oportuno. As pessoas falam de ciências de dados e nós trabalhamos com políticas públicas, eu trabalho em projetos voltados para os indicadores educacionais e o professor João é um pesquisador das ciências sociais, que é apaixonado pela ciência de dados, inclusive ele coordena o mestrado em ciência de dados para ciências sociais da Universidade de Aveiro”, revelou. “A rede de pesquisa nasceu hoje, no dia 19 de junho de 2023, a rede internacional de pesquisa em políticas públicas e ciência de dados. De largada, nasce com sete instituições de muito prestígio: Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, Instituto Federal do Amazonas, Universidade de Aveiro, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Fiocruz. Todos estiveram hoje e assinaram o protocolo de intenções”, informou.

João Lourenço Marques, professor auxiliar no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro, destacou o objetivo do evento inédito no Amazonas e da rede de pesquisa recém-lançada. “A rede, na prática, traz a cultura, os princípios da própria conferência, de tentar ligar a ciência de dados, a informação, à qualificação da tomada de decisão, portanto, o objetivo da conferência e também da rede é reunir um conjunto de pesquisadores que investiguem e trabalhem a ciência de dados naquilo que é, digamos, a qualificação da tomada de decisão das políticas públicas”, pontuou. “Eu sou diretor do mestrado de ciência de dados para ciências sociais, portanto, eu fui pioneiro, não sozinho, mas fui promotor de um mestrado disruptivo. De fato, é uma coisa inovadora no contexto denominacional em Portugal e na Europa havia dois casos onde havia uma ligação entre a ciência de dados e as ciências sociais. A forma como olhamos para o nosso mestrado e a ligação entre as duas áreas são para identificar os desafios da sociedade e os problemas que a sociedade tem e utilizar aquilo que são os dados, a informação, os modelos e as ferramentas para responder às necessidades e antecipar desafios futuros. Não é só uma ligação biunívoca, é mais que isso, é pela dimensão social, na perspectiva de formular os problemas e depois, por meio da melhor forma de trabalhar os dados, poder ajudar a responder aquilo que são os anseios, os desafios da sociedade”, finalizou.