Página inicial > Notícias > Acadêmicos de Comunicação Social do Icsez participam de evento em Roraima

Acadêmicos de Comunicação Social do Icsez participam de evento em Roraima

Acessos: 710

Estudantes e professores do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas, Campus Parintins, viajaram à Boa Vista (Roraima) para participar da 20ª edição do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte 2023 (Intercom Norte). O evento ocorre entre os dias 14 e 16 de junho, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A comitiva de 11 pessoas é composta pelos estudantes Pablo Luz, Soraia Castro, Karen Barbosa, Katharina Lira, Anne Erleny Sousa, Larissa Gonçalves, Estéfany Alexandra e Carlos Eduardo Marinho, pelas professoras Graciene Siqueira, Marina Magalhães e Cândida Nobre, e pelo egresso Sebastião Nascimento (bolsista técnico do projeto Cidadania Digital – Humanistas/Ufam/Fapeam). Eles participam de palestras, apresentação de pesquisa e concorrem a seis prêmios regionais na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

“Em Parintins os alunos não têm acesso a tantos meios de comunicação. Assim, a vinda a Boa Vista e a possibilidade de encontrar aqui alunos de tantas cidades e instituições diferentes permite reconhecer que as dificuldades na área são comuns a outras universidades da região. Eles também percebem, em eventos do tipo, que estão em pé de igualdade em termos de produção acadêmica com os alunos de outros estados do Norte”, avalia a vice-coordenadora do curso de Comunicação Social/Jornalismo Graciene Siqueira.

A professora Cândida Nobre destaca a importância de assistir à partilha de experiências de profissionais do mercado, a exemplo da mesa “Cobertura telejornalística, direitos humanos e bastidores envolvendo a tragédia dos povos Yanomami”, que contou com a participação dos jornalistas Alexandre Hisayasu (Rede Amazônica/Manaus) e Valéria Oliveira (Rede Amazônica/Boa Vista).

Os jornalistas produziram a reportagem 'Crianças Yanomami sofrem com desnutrição e falta de atendimento médico', uma parceria da Rede Globo com a Rede Amazônica, exibida no Fantástico e que venceu o 44º Prêmio Vladimir Herzog na categoria vídeo.

“Normalmente, a figura do produtor no campo do jornalismo acaba sendo negligenciada, sobretudo o produtor local. Então, reconhecer esse papel e essa relevância mostrou para os alunos que existem diversas posições e trabalhos na equipe jornalística que eles podem desenvolver”, afirma a professora Cândida Nobre. Ela destacou ainda a oportunidade de os alunos de Parintins conhecerem pessoalmente profissionais da área, algo possível em eventos como Intercom.

Para a professora Marina Magalhães, que vai participar da mesa “A construção imagética do território Amazônico e suas representações midiáticas e sociais”, na sexta-feira (15), eventos do gênero também são importantes para mostrar as pesquisas e produções desenvolvidas no interior do Amazonas. “O Intercom dá visibilidade ao que é produzido em sala de aula, nas nossas oficinas, laboratórios e eventos, e também nos projetos de pesquisa e extensão, para professores e alunos de outras instituições, promovendo debates e fortalecendo a construção de redes de pesquisa”, avalia.

O estudante Carlos Eduardo Marinho afirma a importância das trocas com outras realidades. “É importante participar do Intercom porque aqui nos reunimos com outros acadêmicos, professores e profissionais do jornalismo que nos passam conhecimentos que serão importantes na caminhada como comunicador”. Já a estudante Soraia Castro, que participa do Intercom desde o início da faculdade, destaca o diferencial na vida acadêmica de quem se dispõe a viver essa experiência. “Além das trocas, tem a experiência de defender os trabalhos que são aceitos no congresso, com o frio na barriga, mas com a felicidade de poder levar o nome da Universidade do interior do Amazonas para outros estados”, expôs.

Intercom

O Intercom Norte reúne profissionais, pesquisadores e estudantes de diversos institutos da região Norte do Brasil, com o intuito de promover a troca de conhecimentos e debates de diversos temas relacionados à área de Comunicação.  A programação do evento é composta por palestras, mesas-redondas e oficinas ministradas por profissionais renomados.