Página inicial > Notícias > Ufam outorga grau a Primeira Turma do curso de Medicina de Coari

Ufam outorga grau a Primeira Turma do curso de Medicina de Coari

Por Sandra Siqueira
Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas celebrou na noite de segunda-feira, 12, a outorga de grau da primeira turma do curso de Medicina ministrado no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), no município de Coari. Oito novos médicos foram apresentados à sociedade na solenidade realizada no auditório Eulálio Chaves, situado no setor Sul do campus de Manaus.

Presidindo a cerimônia, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, relembrou brevemente o processo de criação do novo curso de Medicina da Ufam no interior do Amazonas. O gestor ressaltou o trabalho dos profissionais da Faculdade de Medicina que trabalharam em prol da implantação do curso em Coari. “O senhor acertou, professor Passos, eu faço aqui essa homenagem, quando lá atrás, o senhor, o próprio Edson Andrade [atual diretor da Faculdade de Medicina], estiveram nesse processo decisório para que o curso existisse. E eu faço aqui de púlpito essa homenagem a vocês porque se não fossem vocês, esse curso não existiria e nós não estaríamos aqui”, expôs. “Vocês foram pioneiros. Senhores pais, se orgulhem dos filhos de vocês. Passar o que eles passaram não foi algo fácil. Essa é uma cerimônia histórica para a Instituição, está sendo gravada para ficar em nossos arquivos, e vocês estão de parabéns”, disse o reitor aos novos egressos da Universidade.

Já a professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, diretora do Instituto de Saúde e Biotecnologia, tratou dos desafios enfrentados tanto por alunos quanto pelo próprio ISB resultantes da implantação do curso de Medicina em área remota. “No entanto, muitas mãos trabalharam e continuam trabalhando para garantir o ensino de qualidade para a formação dos profissionais médicos tão necessitados para suprir a desassistência às populações que vivem em áreas remotas dessa imensa Amazônia”, declarou a diretora. “E hoje, na formatura da primeira turma de Medicina, que foi solicitada para colação especial pelos alunos para poderem participar do edital do programa mais médicos para o Brasil, que objetiva a inserção de médicos em cidades desassistidas da assistência médica pelo Brasil”, revelou.

O professor Mauricio Borborema de Medeiros, paraninfo e homenageado com o Nome da Turma, discorreu, em seu pronunciamento, sobre a importância de ter um curso de Medicina no interior do Amazonas. “Essa é a importância de um curso como esse, em Coari, um curso inserido no interior, numa realidade que é a realidade de grande parte do povo amazonense. Vocês vivenciaram isso e acho que vão continuar essa caminhada com uma grande sensibilidade para os problemas sociais, humanos, que a nossa população enfrenta. Talvez essa seja a maior riqueza da formação de vocês”, declarou.

O diretor da Faculdade de Medicina da Ufam, professor Edson Andrade, abordou o papel dos profissionais médicos diante dos desafios atuais da área. “A Medicina é, com certeza, uma profissão de imensos privilégios. É um privilégio mesmo de invadir a privacidade da pessoa, de colocá-la para dormir e depois abrir o seu tórax e pegar no seu coração, de ouvir o seu sofrimento, suas queixas e angústias, isso é um baita privilégio. Mas todo privilégio dessa natureza traz em si uma imensa responsabilidade. A responsabilidade de ser honesto, mostrar-se merecedor desse privilégio, dessa confiança. Essa é a essência daquilo que foi jurado por vocês ainda a pouco”, pontuou.

Raphaelly Venzel, oradora, foi a responsável por falar em nome da turma. Ela relatou como foi a experiência de formar a primeira turma de um curso de Medicina no interior do Amazonas. “Hoje encerramos um ciclo iniciado em meados de 2016. Fora da nossa zona de conforto, longe das nossas famílias e amigos, todos nós partimos rumo ao desconhecido para trilhar uma trajetória que ao fim se mostrou bonita”, relembrou. “Ser da primeira turma de um curso é ser desbravador, não há espelhos, nem previsões sobre o que está por vir, tudo é uma caixinha de surpresas”, acrescentou. Depois de uma longa jornada cheia de percalços, com juramento feito, canudo em mãos e capelo na cabeça, podemos dizer ao mundo: nós conseguimos!”, finalizou.

De acordo com o informado, 20 outros finalistas da mesma turma colaram grau em cerimônia especial em razão de demandas pessoais.

Confira a lista com os primeiros médicos formados pela Ufam em Coari:

AIRTON SILVA DA COSTA

ELANE DA SILVA BARBOSA