Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam outorga grau a Primeira Turma do curso de Medicina de Coari
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a Primeira Turma do curso de Medicina de Coari

Acessos: 3008

Por Sandra Siqueira
Ascom Ufam

 

A Universidade Federal do Amazonas celebrou na noite de segunda-feira, 12, a outorga de grau da primeira turma do curso de Medicina ministrado no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), no município de Coari. Oito novos médicos foram apresentados à sociedade na solenidade realizada no auditório Eulálio Chaves, situado no setor Sul do campus de Manaus. 

Presidindo a cerimônia, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, relembrou brevemente o processo de criação do novo curso de Medicina da Ufam no interior do Amazonas. O gestor ressaltou o trabalho dos profissionais da Faculdade de Medicina que trabalharam em prol da implantação do curso em Coari. “O senhor acertou, professor Passos, eu faço aqui essa homenagem, quando lá atrás, o senhor, o próprio Edson Andrade [atual diretor da Faculdade de Medicina], estiveram nesse processo decisório para que o curso existisse. E eu faço aqui de púlpito essa homenagem a vocês porque se não fossem vocês, esse curso não existiria e nós não estaríamos aqui”, expôs. “Vocês foram pioneiros. Senhores pais, se orgulhem dos filhos de vocês. Passar o que eles passaram não foi algo fácil. Essa é uma cerimônia histórica para a Instituição, está sendo gravada para ficar em nossos arquivos, e vocês estão de parabéns”, disse o reitor aos novos egressos da Universidade.

Já a professora Vera Lúcia Imbiriba Bentes, diretora do Instituto de Saúde e Biotecnologia, tratou dos desafios enfrentados tanto por alunos quanto pelo próprio ISB resultantes da implantação do curso de Medicina em área remota. “No entanto, muitas mãos trabalharam e continuam trabalhando para garantir o ensino de qualidade para a formação dos profissionais médicos tão necessitados para suprir a desassistência às populações que vivem em áreas remotas dessa imensa Amazônia”, declarou a diretora. “E hoje, na formatura da primeira turma de Medicina, que foi solicitada para colação especial pelos alunos para poderem participar do edital do programa mais médicos para o Brasil, que objetiva a inserção de médicos em cidades desassistidas da assistência médica pelo Brasil”, revelou. 

O professor Mauricio Borborema de Medeiros, paraninfo e homenageado com o Nome da Turma, discorreu, em seu pronunciamento, sobre a importância de ter um curso de Medicina no interior do Amazonas. “Essa é a importância de um curso como esse, em Coari, um curso inserido no interior, numa realidade que é a realidade de grande parte do povo amazonense. Vocês vivenciaram isso e acho que vão continuar essa caminhada com uma grande sensibilidade para os problemas sociais, humanos, que a nossa população enfrenta. Talvez essa seja a maior riqueza da formação de vocês”, declarou.

O diretor da Faculdade de Medicina da Ufam, professor Edson Andrade, abordou o papel dos profissionais médicos diante dos desafios atuais da área. “A Medicina é, com certeza, uma profissão de imensos privilégios. É um privilégio mesmo de invadir a privacidade da pessoa, de colocá-la para dormir e depois abrir o seu tórax e pegar no seu coração, de ouvir o seu sofrimento, suas queixas e angústias, isso é um baita privilégio. Mas todo privilégio dessa natureza traz em si uma imensa responsabilidade. A responsabilidade de ser honesto, mostrar-se merecedor desse privilégio, dessa confiança. Essa é a essência daquilo que foi jurado por vocês ainda a pouco”, pontuou.

Raphaelly Venzel, oradora, foi a responsável por falar em nome da turma. Ela relatou como foi a experiência de formar a primeira turma de um curso de Medicina no interior do Amazonas. “Hoje encerramos um ciclo iniciado em meados de 2016. Fora da nossa zona de conforto, longe das nossas famílias e amigos, todos nós partimos rumo ao desconhecido para trilhar uma trajetória que ao fim se mostrou bonita”, relembrou. “Ser da primeira turma de um curso é ser desbravador, não há espelhos, nem previsões sobre o que está por vir, tudo é uma caixinha de surpresas”, acrescentou. Depois de uma longa jornada cheia de percalços, com juramento feito, canudo em mãos e capelo na cabeça, podemos dizer ao mundo: nós conseguimos!”, finalizou. 

De acordo com o informado, 20 outros finalistas da mesma turma colaram grau em cerimônia especial em razão de demandas pessoais.   

 

Confira a lista com os primeiros médicos formados pela Ufam em Coari:

AIRTON SILVA DA COSTA

ELANE DA SILVA BARBOSA

LARISSA PESSOA DE OLIVEIRA

MARIA CLARA PAULINO CAMPOS

RAPHAELLY VENZEL

RODRIGO VASQUEZ DAN LINS

VICTOR SANTANA DE OLIVEIRA

YASMIN NOGUEIRA SANTOS

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página