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Professores do ICSEZ/Ufam realizam prática de campo em Juruti Velho

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Por equipe/site do ICSEZ

Os professores Gladson Rosas Hauradou e Adelson da Costa Fernando, do Curso de Serviço Social do Instituo de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Ufam), realizaram, nos dias 1º e 4 de junho de 2023, uma prática de campo na comunidade de Muirapinima e Caapiranga, na região de Juruti Velho, no estado do Pará.

Segundo os professores, a atividade teve como objetivo desenvolver uma ação pedagógica interdisciplinar e integradora, que contribui para a formação dos discentes em Serviço Social. Essa prática alerta-os quanto à compreensão dos efeitos da exploração mineral em larga escala, e quanto isso pode afetar as condições de vida e trabalho das comunidades da região de Juruti Velho, no Pará, bem como as possibilidades de intervenção dos profissionais de Serviço Social junto aos movimentos sociais no município em questão.

A prática de campo fez uma inter-relação entre as disciplinas ‘Trabalho e Contemporaneidade’ e ‘Formação Social, Econômica e Política do Brasil’, com discentes do 2º e 4º período, e contou com a participação da diretoria da Acorjuve e comunitários.

"Parintins apresenta-se como pólo para o recebimento de várias demandas, em termos de Políticas Públicas, de outras cidades da região do Baixo Amazonas. Isso requer um olhar diferenciado para o processo formativo de nossos (as) discentes. Sendo a prática de campo um dos instrumentos de ensino privilegiados para tal. Outra questão, é o fato de nossos discentes e egressos (as) também serem de outros municípios do entorno e atuarem no mercado de trabalho da região, para além da cidade de Parintins. Conhecer essas particularidades propicia uma formação sob uma perspectiva mais consolidada", afirma o professor Gladson Rosas.

 Por conta do processo de exploração mineral em larga escala, iniciado nos anos 2000, a região de Juruti Velho tem ganhado visibilidade. A presença da mineração ocasionou a criação da Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (ACORJUVE) que medeia as tratativas com a empresa de mineração, e o Poder Público local, tendo em vista defender os interesses das comunidades da região.

Durante a prática os alunos realizaram debates sobre a ACORJUVE, os conteúdos das disciplinas e as observações realizadas no local.

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