Página inicial > Notícias > Setor de Arqueologia do Museu Amazônico faz coleta de urna funerária indígena no município de Silves no Amazonas

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom        Fotos enviadas pelo arqueólogo Bruno Pastre

Nos dias 29 e 30 de maio de 2023, o arqueólogo do Museu Amazônico, Bruno Pastre, esteve na cidade de Silves para realizar a coleta de uma urna funerária indígena doada para ser incorporada ao acervo do Museu. Nesta mesma oportunidade, em parceria com a Secretaria municipal de Educação do município, foi realizada uma palestra sobre a importância da Arqueologia para a história de Silves. A atividade contou com mais de 150 alunos, e teve grande interação por parte do público que se mostrou muito interessado.

Após a atividade, ocorreu uma reunião com o gerente responsável pelo setor de cultura do município e o arqueólogo do Museu que contou sobre a possibilidade de atuação, especialmente visando a implementação de uma política específica para a Arqueologia.

A urna estava na comunidade Nossa Senhora Aparecida e foi encontrada pelo morador do local Raimundo Santos junto ao campo de futebol da comunidade que consiste em um enorme sítio arqueológico previamente identificado (2006) de terra preta. O local apresenta grande quantidade de cerâmica em superfície e vegetação característica de uso humano pretérito. O local em questão foi alvo de pesquisa nos anos 1970, tendo uma intervenção resultado em uma datação de carbono 14 de aproximadamente 2.500 anos.

A urna completa é da fase Guarita, e está em bom estado de conservação com ossadas no seu interior. Foi preparada uma embalagem protetora com plástico bolha e caixa, e no laboratório foi alvo de trabalhos de curadoria junto com alunos do curso de História.