Página inicial > Notícias > Reitor da Ufam participa da plenária para elaboração do Plano Plurianual 2024-2027 Participativo realizada no Amazonas

Acessos: 1529

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, esteve presente na plenária promovida pelo governo federal no Amazonas para a apresentação de propostas que possam integrar o Plano Plurianual (PPA) a ser submetido ao Congresso em agosto. A ideia é que toda a sociedade contribua com propostas para a elaboração do PPA. No Amazonas, o encontro, que teve a participação dos ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ocorreu na noite de sexta-feira, 2, no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Reunindo representantes de diversas áreas e movimentos sociais, o auditório ficou pequeno diante do grande público que se fez presente à plenária. Dentre as autoridades, além dos ministros e do reitor da Ufam, o evento contou com a participação de líderes e representantes de diferentes órgãos do Estado.

O reitor, ao participar da abertura, destacou que a Ufam, por meio de todas suas plataformas e redes sociais, vai incentivar a ampla participação da comunidade universitária na construção do PPA 2024 – 2027. “Uma iniciativa como essa é bem interessante e necessária para que as questões que dizem respeito à população ganhem conhecimento e apoio popular para que cheguem a quem pode tomar as decisões. É importante que a comunidade acadêmica da Ufam participe não só votando, mas, principalmente, apresentando propostas que cubram a área da pesquisa científica na Amazônia. Precisamos aproveitar esse espaço de fala que nos está sendo oferecido agora”, declarou.

Em pronunciamento, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência República, Márcio Macêdo, abordou a importância da participação da sociedade na construção das políticas públicas para os próximos quatro anos. “É muito importante o que está acontecendo no Brasil. Todo o país, todo estado e todo município tem o seu planejamento, onde é que está a diferença aqui? É que o presidente nos chamou e disse: eu quero que o planejamento do meu governo tenha as impressões digitais do povo brasileiro, então, rodem o Brasil, ouçam o povo e botem as demandas do povo no planejamento do nosso país”, revelou Márcio Macêdo.

Em pronunciamento, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou o compromisso do governo federal com a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. “Quando ele ganha a eleição [o presidente Lula], ele reposiciona o Brasil e o compromisso do Brasil com os brasileiros mais distintos, da Amazônia, do Brasil do Nordeste, do Brasil Central, de Norte a Sul desse país”, disse. “E quando o presidente Lula diz: o Brasil voltou. Voltou a respeitar e valorizar a democracia, voltou a considerar que somos um país de diferentes, de uma diversidade gigante e que precisa ser considerada”, expôs ainda.

Na ocasião, lideranças de diferentes movimentos sociais puderam expor suas propostas e convidar o público a votar em favor delas, já que as mais votadas serão incorporadas ao PPA do governo Lula, que será levado ao Congresso no mês de agosto e podem se tornar políticas públicas para os próximos anos.

Para submeter e conhecer propostas do PPA Participativo, basta acessar a plataforma brasilparticipativo.presidencia.gov.br, até o dia 10 de julho, quando também encerram as plenárias estaduais.