Aluna do curso de Engenharia de Alimentos recebe prêmio de melhor trabalho apresentado durante o II Simpósio Sul-Americano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos
Sabrina Santos é bolsista de Inovação tecnológica e recebeu o reconhecimento científico pelo trabalho “Fabricação de melomel saborizado com taperebá”, orientado pelo professor Wenderson Gomes dos Santos
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
A discente Sabrina Santos, bolsista de Iniciação Tecnológica junto à Pró-reitoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (Pibit/Protec/Ufam), foi condecorada com o prêmio de melhor trabalho na área de Engenharia de Alimentos durante o II Simpósio On-line Sul-Americano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos (II Tecali).
O trabalho apresentado por Sabrina, intitulado “Fabricação de melomel saborizado com taperebá”, é vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit) e foi desenvolvido no Laboratório de Termodinâmica Aplicada (LABTERMO), sob orientação do professor Wenderson Gomes dos Santos.
Experiência recompensadora
Ela destaca que a premiação recompensa o esforço do grupo de pesquisa para conferir excelência às pesquisas realizadas. "Ter um trabalho selecionado como um dos melhores em um Simpósio sul-americano, e ser premiada com uma publicação em revista científica, é uma experiência recompensadora e indescritível. O trabalho foi reconhecido por especialistas na área. Além de ser uma validação pelo esforço e dedicação investidos, é também um grande estímulo para a continuidade na área da pesquisa, sendo uma valiosa oportunidade para a carreira acadêmica, abrindo portas para conseguir cursar, no futuro, a pós- graduação", afirmou.
Orientador do trabalho, o professor Wenderson Santos, afirma que o Laboratório de Termodinâmica Aplicada cumpre sua missão ao realizar pesquisas de excelência que objetivam o desenvolvimento regional. “Como professor e orientador, é gratificante quando uma aluna obtém reconhecimento com o trabalho desenvolvido dentro da nossa Universidade, pois um dos objetivos do Laboratório de Termodinâmica Aplicada é desenvolver as cadeias produtivas relacionadas a frutos e ao mel, possibilitando a valorização e o desenvolvimento da região, por meio das transformações das matérias primas em produtos acabados", afirmou o pesquisador.
II Tecali
A segunda edição do Tecali teve como tema o "Futuro dos Alimentos: tecnologias para alimentar 10 bi em 2050". O evento foi realizado de 22 a 26 de maio de 2023. "Biotransformação de alimentos para produção de ingredientes" e "Campo magnético como tecnologia emergente no processamento de alimentos" estiveram entre os assuntos debatidos durante o Simpósio virtual.
Redes Sociais