Página inicial > Notícias > Cine&Video Tarumã apresenta 'Semana Bechdel' com programação especial

Cine&Video Tarumã apresenta 'Semana Bechdel' com programação especial

Colaboração por Cine & Vídeo Tarumã - Projeto de Extensão desde 1992

O projeto de extensão Cine&Vídeo Tarumã pergunta: você conhece o Teste de Bechdel?

Por bastante tempo, personagens femininas de grandes obras cinematográficas eram frequentemente colocadas em um arquétipo voltado para o olhar masculino. Como as protagonistas eram criadas para agradar o sexo oposto, suas relações e personalidades eram sempre atreladas a figura de algum homem, não existia espaço para seu desenvolvimento, se não em função dos seus “heróis”. Em outras palavras, elas deviam cumprir seu único papel: ser o interesse amoroso de um dos mocinhos da história. Inconformada com a situação, Alison Bechdel, uma renomada cartunista norte-americana, cria o conceito de “teste de Bechdel”, onde iremos levar em consideração alguns pontos que vão definir se o filme fez um bom trabalho de representação feminina. Para isto, basta que pelo menos duas mulheres conversem uma com a outra sobre algum assunto que não seja relacionado a um homem.

Serão exibidos dois filmes que fogem da curva esperada por papéis femininos no cinema. As obras seguem mulheres jovens que estão passando por desafios reais da vida, afastando-se da superficialidade que já lhe foram atribuídas historicamente.

“Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre” vai abrir a semana de exibições na terça-feira (6). O filme segue a história de Autumn (Sidney Flanigan), que se vê sem saída ao descobrir sua precoce gravidez durante a adolescência. Neste cenário delicado,nossa protagonista vai contar com o apoio e ajuda de sua inseparável prima Skylar (Talia Ryder) para garantir que ambas embarquem até Nova York,onde poderão encontrar ajuda no tratamento que Autumn necessita. A obra vai explorar principalmente o processo de amadurecimento de suas protagonistas, que é executado de forma bastante sutil e satisfatória pela diretora e roteirista do projeto, Eliza Hittman.

Por fim teremos Perfect Blue (1997), na quarta-feira (7), concluindo da melhor forma possível. A adaptação se guiará pelos passos de Mima Kirigoe, ex-cantora pop que abdicou dos palcos para tentar carreira como atriz. Sua decisão não é bem vista por muitos de seus fãs, especificamente por um deles que passa a persegui-la de forma obsessiva. Em meio ao caos, Mima ainda deve lidar com seu problema de dissociação do que é real ou não,tudo isso enquanto um rastro de assassinatos se desenrola ao seu redor. O filme é dirigido pelo respeitável Satoshi Kon, possuindo bastante relevância e importância na cultura pop, chegou a inspirar grandes obras como o filme Cisne Negro (2011).

As sessões ocorrem no Miniauditório da FIC (Faculdade de Informação e Comunicação) localizado no setor Norte da UFAM. Iniciam às 12h30 e são gratuitas. A programação também conta com 2 horas complementares por filme aos participantes.

Sobre o projeto

O Cine&Vídeo Tarumã é um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas com mais de 30 anos de atividade. Todas as suas sessões são gratuitas e o projeto sempre esteve envolvido com a formação cinematográfica, funcionando ora como um cineclube, ora como sala de exibição especial. Vale reforçar também seu valor educacional, por estar dentro de uma universidade federal, e pelas propostas de discussão e debates que as demais atividades do projeto estimulam.