Página inicial > Notícias > PPG em Ciências Farmacêuticas recebe visita de representantes da Capes

PPG em Ciências Farmacêuticas recebe visita de representantes da Capes

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Nos dias 24 e 25 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) recebeu a visita dos representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os dois profissionais puderam conferir a estrutura e o funcionamento do programa bem como propor melhorias visando à próxima avaliação quadrienal programada para 2025.

Os visitantes, o coordenador adjunto de programas acadêmicos da Capes, professor Flávio Silva Emery e a professora convidada, Sílvia Stanisçuaski Guterres, foram recepcionados na Ufam pela coordenadora do PPGCF, professora Patrícia Danielle Almeida. Durante a visita houve reunião de orientação com a coordenação, com os docentes, com os discentes e com a Pró-Reitoria. Além disso, contou com a visita nos laboratórios da Faculdade de Ciências Farmacêuticas para avaliação da infraestrutura. “As principais orientações foram com relação aos novos parâmetros de avaliação que se baseiam em indicadores qualitativos de estrutura, produção e impacto na sociedade”, expôs a professora Patrícia. “Estamos na metade do quadriênio, então temos tempo suficiente para realizar as devidas adequações e executar o planejamento estratégico visando o cumprimento das metas”, disse.

O programa iniciou suas atividades em março de 2009. Com mais de 10 anos de existência, tornou-se referência na pós-graduação na área na Região Norte, com mais de 100 defesas já realizadas. “Na última avaliação quadrienal 2017-2020 da Capes, manteve a nota 3, e a ideia agora é fortalecer os procedimentos internos para elevar esse conceito. O PPGCF é de extrema relevância para a Universidade, especialmente pela formação de recursos humanos qualificados e pela execução de pesquisas voltadas à exploração da biodiversidade amazônica e no conhecimento sobre agravos presentes na região. Nosso objetivo é aplicar o conhecimento científico no desenvolvimento regional e no bem-estar da comunidade”, expôs a coordenadora.