Página inicial > Notícias > Projeto Cidadania Digital planeja atividades com organizações quilombolas do Baixo Amazonas

Acessos: 881

A equipe do projeto Cidadania Digital, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) em Parintins, se reuniu, na quinta-feira (18), com a Federação das Organizações Quilombolas do Município de Barreirinha (FOQMB), localizada no território quilombola do Rio Andirá. O encontro em Parintins (AM) teve como objetivo organizar uma visita para apresentação do projeto da Ufam na Comunidade de Santa Tereza do Matupiri, em Barreirinha (AM). O grupo planejou de forma coletiva atividades de comunicação e oficinas de capacitação voltadas para a produção de conteúdo e registro de memórias dos povos quilombolas da região.

Na reunião, estiveram presentes o presidente da Federação, João Xisto; a vice-presidente, Maria Amélia dos Santos Castro, e o segundo secretário, Ulysses Ramos, além da equipe do projeto de Cidadania Digital, representada pela coordenadora Marina Magalhães, o bolsista de apoio técnico Sebastião Nascimento, e o parceiro institucional Marcos Moura, presidente do Instituto Cultural Ajuri (Inca).

Para o presidente da FOQMB, João Xisto, a nova parceria é uma oportunidade para movimentar a Federação. “Nossa Federação está buscando apoio e vocês são a oportunidade de mostrar nossa história para além do nosso território. Então é muito gratificante conhecer o Cidadania Digital e, melhor ainda, recebê-los na  nossa comunidade quilombola. Sintam-se à vontade em nossa casa, no nosso território. A gente vai abraçar do fundo do nosso coração esse projeto, que somará na nossa luta”, expôs.

A vice-presidente da Federação, Maria Amélia Castro, líder militante à frente das lutas dos territórios quilombolas do rio Andirá, agradece a oportunidade da colaboração. “Para nós está sendo uma honra estar aqui na cidade de Parintins, sendo recebido por vocês, por Marcos Moura [Instituto Cultural Ajuri], que é uma pessoa que já conhece a nossa dificuldade, a nossa comunidade. Para a gente é muito gratificante estar aqui firmando essa parceria. A nossa comunidade espera vocês de braços abertos”, disse.

Para a coordenadora do projeto Cidadania Digital, Marina Magalhães, a Universidade, por meio dessa iniciativa, busca estabelecer ainda mais conexões que sirvam à comunidade. “A parceria construída com o Instituto Cultural Ajuri vem sendo fundamental para envolvermos as comunidades e planejarmos juntos atividades que de fato contribuam para a transformação sociocultural e o fortalecimento das lutas e ativismos, auxiliando na promoção da cidadania digital e do registro das narrativas de diferentes povos”, conclui a docente do curso de Comunicação Social/Jornalismo do Icsez.

O projeto Cidadania Digital tem como instituição executora a Universidade Federal do Amazonas, no âmbito do Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/CNPQ), e resulta de uma parceria com o Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) e a Universidade Federal de Goiás, entre outras instituições. A pesquisa é financiada pelo Edital Humanitas – Edital 05/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

*Texto e foto: Sebastião Nascimento – Bolsista de Apoio Técnico Fapeam