Página inicial > Notícias > Ufam realiza colação de grau para formandos de cursos da Faculdade de Ciências Agrárias

Por Sebastião de Oliveira, Equipe Ascom Ufam

Os formandos dos cursos de Agronomia, Engenharias de Alimentos, Pesca, Florestal e Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam) do primeiro semestre do ano de 2022, participaram nesta terça-feira, 16, no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário, da solenidade de outorga de grau, presidida pelo Reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga. O diretor da FCA e paraninfo do curso de engenharia de alimentos professor Carlos Victor Lamarão Pereira acompanhou o reitor na cerimônia.

Na mesa de honra, estiveram presentes: o paraninfo e homenageado do curso de agronomia, professor Ernesto Oliveira Serra Pinto, a paraninfa do curso de Engenharia Pesca, professora Lucirene Aguiar de Souza; a paraninfa do curso de Engenharia Florestal,    professora Marcileia Couteiro Lopes e a paraninfa e patronesse do curso de Zootecnia, professora Kaliane Nascimento de Oliveira.

O reitor, professor Sylvio Puga, indagou aos formandos quanto à importação da formação numa Universidade situada no coração da Amazônia? “Fico imaginando os alunos de uma universidade europeia, e questionou: qual o sentimento deles em relação a vocês? Mas, vou lhes dizer que o sentimento é diferenciado, pois, se fala muito sobre a Amazônia, no entanto, vocês foram formados nesta região que tem como objeto de estudo, elementos naturais que nela contém”, expôs Puga.

As oportunidades aparecerão em qualquer parte do mundo, na certeza que quando solicitarem uma opinião sobre a Amazônia, recorrerão ao profissional formado na região, sua formação é  equivalente ao profissional da Europa ou dos Estados Unidos, completou Sylvio Puga que acredita que não é somente o diploma que garante o passaporte para o mundo, mas acreditar no potencial como profissional.

“As vicissitudes no transcorrer da graduação, além do enfrentamento da pandemia da Covid-19, somados poderiam bloqueá-los, retardando sua formação, porém, venceram e chegaram até aqui. Agora, egressos da Ufam, sinto orgulho, porque são vencedores, superaram obstáculos, aproveitaram todas as oportunidades que a Ufam lhes ofereceu: ensino, pesquisa e extensão, saindo dela qualificados”, completou Sylvio Puga.

O diretor da FCA, professor Carlos Victor Lamarão, acredita que a formatura é um momento especial, pois, envolve emoções e inúmeros sentimentos. “Esses sentimentos envolvem conquistas, mas, acima de tudo, sonhos. Na certeza que quando enfrentar o mercado de trabalho possam conseguir um bom emprego, uma excelente colocação profissional ou, de repente, realizar um mestrado ou doutorado”, disse o diretor.

Lamarão discursa sobre o sonho, mas destaca do sonho em estudar numa Universidade Pública, que para ele isso vem contribui e refleti no âmbito social, mas também no educacional.

O professor Ernesto Oliveira Serra Pinto, paraninfo e homenageado do curso de Agronomia, disse aos novos profissionais das Ciências Agrárias sobre a importância da função social da profissão. Nesse sentido, ele lembra do não esquecimento do juramento feito pelos formandos e do que ele representa para cada profissão. A responsabilidade na produção de alimentos para a população mundial, durante a pandemia do Covid-19, fez com que a valorização do profissional tivesse em evidência no momento em que as pessoas mais precisavam para sobrevivência, e daí sua relevância no âmbito social, completou Ernesto Pinto.

Confira lista dos formandos dos cursos da Faculdade de Ciências Agrárias – FCA

AGRONOMIA