Página inicial > Notícias > Festival Guarnicê de Cinema receberá a exposição itinerante “Cem Pilum - A História do Dilúvio”

Por  Leonardo Alves Ferreira     Edição: Juscelino Simões

Fotos: Leonardo Alves Ferreira

A Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) promove, durante o período do Festival Guarnicê de Cinema - edição 46, a exposição itinerante “Cem Pilum - A História do Dilúvio”. As telas são reproduções do acervo do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A coleção adquirida em 1996 retrata a cosmologia do povo Dessana, da região do Alto Rio Negro, Amazonas. As obras ficarão expostas na sede da diretoria, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782), entre os dias 9 e 16 de junho, quando ocorre o Guarnicê.

Na última edição do festival, o filme que se originou das telas e compartilha do mesmo nome da exposição foi premiado na categoria Melhor Trilha Sonora. Agora, o festival abre as portas para contar a história do povo Dessana também fora das telonas.

A iniciativa marca uma parceria inédita com o Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas, e possibilita a integração da arte e cultura do Norte e Nordeste.

A exposição ficará disponível para visita durante o horário das sessões do Guarnicê. A programação completa do festival será divulgada em breve. A entrada é gratuita e a exposição é livre para todas as idades.

A mitologia Dessana

A narrativa mitológica em questão nos permite acompanhar o descumprimento da ordem do Deus Criador por Cem Pilum (pássaro). No tempo antigo, existiam animais ferozes que assolavam a terra. Vendo isso, o Deus Criador pediu a Cem Pilum que fizesse a água do mundo inteiro subir até o nível das matas, extinguindo esses animais. Porém, o pássaro deixou que a água ultrapassasse o limite definido e essa situação gerou um descontentamento no Deus Criador, fazendo com que ele viesse até o local onde Cem Pilum estava e resolvesse a circunstância, matando-o. Após isso, a água começou a descer.

O Festival Guarnicê

O Festival Guarnicê de Cinema chega à sua edição de número 46 em 2023. Ao longo dos anos, o Guarnicê se consolidou como o maior evento do audiovisual maranhense, além de ser o quarto mais antigo festival de cinema do país. O evento é promovido anualmente pela Diretoria de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFMA (DAC/PROEC/UFMA).